Rádio web na escola: um instrumento para prevenção contra o uso de drogas

Autores

  • Deivson Wendell da Costa Lima Universidade de São Paulo - USP e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN https://orcid.org/0000-0002-7020-2172
  • Deceles Ingrid de Carvalho Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Pâmella Costa Queiroz Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Tatiane Aparecida Queiroz Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Ana Luiza de Oliveira Sousa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2019.v22.16718

Palavras-chave:

Serviços de saúde escolar. Prevenção primária. Transtornos relacionados ao uso de substâncias.

Resumo

Este estudo teve como objetivo relatar a experiência da utilização da rádio web na escola como uma ferramenta para a prevenção contra o uso de drogas. Trata-se de um relato de experiência sobre o projeto de intervenção em uma escola estadual no interior do Rio Grande do Norte, desde agosto de 2016 até os dias atuais. Participaram a equipe de residentes multiprofissionais em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade junto com a comunidade escolar, sob orientação e supervisão do Centro Regional de Referência para Formação em Políticas sobre Drogas. Promoveram-se oficinas sobre a estrutura de um programa de rádio, técnicas vocais, uso de redes sociais e mídias, exemplificação dos diferentes gêneros e formatos radiofônicos e construção dos roteiros. Nos programas, a temática das drogas foi abordada sob a ótica do fortalecimento de vínculos e de redução de danos, por meio de cordéis, textos, quiz, vinhetas e músicas. Na execução desse projeto, pode-se perceber o interesse e a autonomia dos alunos monitores em seu desenvolvimento, garantindo a obtenção de novas conquistas e aprendizados a cada programa realizado, fortalecendo vínculos na comunidade escolar e promovendo um crescente processo de corresponsabilização dos discentes com o próprio cuidado e aprendizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deivson Wendell da Costa Lima, Universidade de São Paulo - USP e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Enfermeiro. Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Docente da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mossoró, RN, Brasil. E-mail: deivsonwendell@hotmail.com

Deceles Ingrid de Carvalho Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Assistente Social. Especialista em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade pelo Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Prefeitura Municipal de Mossoró. Graduanda de Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN.

Pâmella Costa Queiroz, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Fisioterapeuta. Especialista em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade pelo Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Prefeitura Municipal de Mossoró.

Tatiane Aparecida Queiroz, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Enfermeira. Especialista em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade pelo Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Prefeitura Municipal de Mossoró.

Ana Luiza de Oliveira Sousa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Nutricionista. Especialista em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade pelo Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Prefeitura Municipal de Mossoró.

Downloads

Publicado

2020-06-16

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)