Educação permanente para qualificação do processamento de esterilização de materiais na Atenção Primária: contribuições da integração ensino-serviço

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2021.v24.16514

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Educação Continuada, Recursos Humanos em Saúde, Gestão em Saúde.

Resumo

Este manuscrito objetiva relatar uma prática de Educação Permanente em Saúde para qualificação do processamento e esterilização de materiais de uma Central de Materiais Esterilizados em um cenário de Estratégia Saúde da Família, a partir da integração ensino-serviço. A experiência foi realizada em uma Unidade Básica de Saúde situada no Oeste de Santa Catarina, durante o segundo semestre de 2016, envolveu estudantes e docentes de uma universidade pública e 11 trabalhadores da Estratégia de Saúde da Família. Realizou-se reunião com a coordenação, roda de conversa com os profissionais e elaboração de instrumentos (checklist e procedimento operacional padrão). As atividades de Educação Permanente em Saúde favoreceram a transformação da práxis dos atores do serviço e da academia, possibilitando o diálogo corresponsável pela qualificação da assistência, segurança do paciente e gestão do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maíra Cássia Borges de Oliveira, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Enfermeira, graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2018). 

Fernanda Karla Metelski, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Enfermeira. Mestre em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais. Professora Assistente da Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Leticia de Lima Trindade, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora da Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Downloads

Publicado

2021-10-18

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)