Educação permanente para qualificação do processamento de esterilização de materiais na Atenção Primária: contribuições da integração ensino-serviço
DOI:
https://doi.org/10.34019/1809-8363.2021.v24.16514Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Educação Continuada, Recursos Humanos em Saúde, Gestão em Saúde.Resumo
Este manuscrito objetiva relatar uma prática de Educação Permanente em Saúde para qualificação do processamento e esterilização de materiais de uma Central de Materiais Esterilizados em um cenário de Estratégia Saúde da Família, a partir da integração ensino-serviço. A experiência foi realizada em uma Unidade Básica de Saúde situada no Oeste de Santa Catarina, durante o segundo semestre de 2016, envolveu estudantes e docentes de uma universidade pública e 11 trabalhadores da Estratégia de Saúde da Família. Realizou-se reunião com a coordenação, roda de conversa com os profissionais e elaboração de instrumentos (checklist e procedimento operacional padrão). As atividades de Educação Permanente em Saúde favoreceram a transformação da práxis dos atores do serviço e da academia, possibilitando o diálogo corresponsável pela qualificação da assistência, segurança do paciente e gestão do trabalho.