Educação interprofissional no contexto da Atenção Primária à Saúde: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.34019/1809-8363.2018.v21.16305Palavras-chave:
Relações Interprofissionais, Atenção Primária à Saúde, Educação em Saúde, Relações Comunidade-Instituição.Resumo
Introdução: A formação em saúde envolve hoje a construção e fomento de um labor colaborativo entre as profissões. O presente relato objetiva descrever e analisar as ações do projeto de extensão “Há diversidade na Unidade”, desenvolvidas durante o ano de 2016. Tal projeto teve como finalidade: propiciar o desenvolvimento de competências para o trabalho interprofissional em estudantes dos períodos iniciais dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Serviço Social; inserir os estudantes em contextos reais de aprendizagem, por meio de ações em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde de Juiz de Fora/MG; promover a integração ensino-serviço através de ações em saúde pensadas na perspectiva interprofissional, centradas nos usuários. Desenvolvimento: Para atingir esses objetivos, a metodologia do grupo foi desenvolver semanalmente atividades de reconhecimento da dinâmica do território e da equipe de profissionais da Atenção Primária à Saúde. Além disso, iniciar um grupo de educação em saúde, voltado para crianças, com ações planejadas de forma interprofissional. A experiência no território permitiu: ampliar a vivência dos discentes na Atenção Primária à Saúde, possibilitando a observação e reflexão sobre o trabalho em equipe nesse cenário; sensibilizar os acadêmicos para as necessidades em saúde da população; dialogar com essas necessidades a partir do método da educação em saúde, desenvolvendo habilidades para o trabalho interprofissional. Conclusão: percebe-se que os projetos de extensão podem ser uma ferramenta importante na construção da formação interprofissional em saúde, inserindo precocemente os estudantes no contexto do Sistema Único de Saúde.