PERCEPÇÕES DE ENFERMEIROS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA ACERCA DAS CAUSAS DA VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2018.v21.16105

Palavras-chave:

Idosos. Violência. Enfermagem. Estratégia Saúde da Família

Resumo

O objetivo do estudo foi apresentar as percepções de enfermeiros da ESF acerca das causas da violência contra a pessoa idosa. Trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa, com 30 enfermeiros da ESF dos 14 municípios da região da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe estado de Santa Catarina- Brasil. A coleta de dados ocorreu entre os meses de abril a junho de 2015 por meio de entrevista semiestruturada. Para a interpretação e análise dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados revelam que para os enfermeiros a violência contra a pessoa idosa é influenciada pelo estilo das pessoas em família na sociedade contemporânea, a história familiar de violência e a desestruturação familiar. Conclui-se que é necessário desenvolver de forma satisfatória a rede de assistência às vítimas de violência, ampliar e criar novos programas educacionais que incentivem à valorização da pessoa idosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Ries Winck, UNOESC

Doutorado e mestrado em enfermagem na UFSC, graduaçao em enfermagem e direito. Professora na UNOESC Videira- Ciencias Vida e humanidades.

Angela Maria Alvarez, UFSC

Enfermeira. Mestre e Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (PEN/UFSC). Líder e pesquisadora do GESPI/UFSC.

Downloads

Publicado

2018-12-17

Edição

Seção

Artigos Originais