O APRENDIZADO ENTRE MULHERES DA FAMÍLIA SOBRE AMAMENTAÇÃO E OS CUIDADOS COM O BEBÊ: CONTRIBUIÇÕES PARA ATUAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Autores

  • Rosa Maria Castilho Martins Universidade Federal de São Carlos
  • Aida Victoria Garcia Montrone Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2017.v20.15942

Palavras-chave:

aleitamento materno, cuidado da criança, mulheres, educação, pessoal de saúde.

Resumo

Para ampliar a compreensão sobre o aleitamento materno é preciso considerar que esta prática é  influenciada por diversos fatores, entre eles as pessoas da família. O objetivo deste estudo foi compreender o que mulheres de diferentes gerações aprendem e ensinam sobre a prática de amamentar e os cuidados com o bebê. Trata-se de pesquisa qualitativa da qual participaram oito mulheres de um bairro de classe econômica baixa. Para a coleta de dados utilizamos a entrevista semiestruturada. A análise dos dados baseou-se nos pressupostos da análise hermenêutica-dialética. Os processos educativos presentes no diálogo entre as mulheres mostram que as avós são pessoas de referência na família, possuem diversos saberes sobre a prática da amamentação e os cuidados com o bebê, transmitindo-os para suas filhas e noras. Ao desenvolver ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, profissionais de saúde precisam reconhecer e valorizar os saberes que as mulheres trazem da convivência em família, estabelecendo uma relação dialógica que permita a reflexão e ampliação destes saberes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosa Maria Castilho Martins, Universidade Federal de São Carlos

Enfermeira da Unidade de Atendimento á Criança-UFSCar- doutorado em Educação

Aida Victoria Garcia Montrone, Universidade Federal de São Carlos

Professora Associada do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos – DME/PPGE – UFSCar. São Carlos – SP – Brasil

Downloads

Publicado

2017-07-31

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)