GRUPO DE APOIO À AMAMENTAÇÃO COM MULHERES DA COMUNIDADE: relato de experiência

Autores

  • Aida Victoria Garcia Montrone Universidade Federal de São Carlos - Departamento de Metodologia de Ensino
  • Márcia Regina Cangiani Fabbro Universidade Federal de São Carlos - Departamento de Enfermagem
  • Patricia Bueno da Silva Bernasconi

Palavras-chave:

Amamentação, Enfermagem, Processos Educativos, Mulheres, Comunidade

Resumo

Trata-se de um relato de experiência com mulheres da comunidade na promoção da prática de amamentar. O objetivo deste trabalho foi descrever e analisar processos educativos no desenvolvimento e implementação de ações educativas para a promoção da amamentação. Trata-se de um estudo descritivo com análise qualitativa dos dados. Participaram quatro mulheres de um bairro da cidade de São Carlos – SP. Os resultados mostraram que o grupo de apoio possibilitou um espaço dialógico e a compreensão de que amamentar não pode ser uma obrigação social para a função materna. A criação de grupos de apoio com mulheres da comunidade, apoiados na educação popular, representa uma ferramenta que possibilita profissionais de saúde e mulheres experienciarem a prática de uma educação libertadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aida Victoria Garcia Montrone, Universidade Federal de São Carlos - Departamento de Metodologia de Ensino

Enfermeira Obstétrica. Docente do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Grupo de Pesquisa: Práticas Sociais e Processos Educativos. Endereço: Rodovia Washigton Luís, Km 235, CEP: 13565-905, São Carlos - SP. Telefone: (16) 3351-8373.

Márcia Regina Cangiani Fabbro, Universidade Federal de São Carlos - Departamento de Enfermagem

Enfermeira Obstétrica. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Endereço: Rodovia Washigton Luís, Km 235, CEP: 13565-905, São Carlos - SP. Telefone: (16) 3351-8334.

Patricia Bueno da Silva Bernasconi

Enfermeira. Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Enfermagem pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Downloads

Publicado

2008-12-15

Edição

Seção

Relatos de Experiência