AS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM DIABETES VIVENCIADAS NO SUS: UMA DISCUSSÃO DA LITERATURA COM ÊNFASE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Autores

  • Luana de Oliveira Souza Universidade Federal de São Carlos
  • Wagner dos Santos Figueiredo Universidade Federal de São Carlos
  • Maria Lúcia Teixeira Machado Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2017.v20.15801

Palavras-chave:

educação em saúde, diabetes mellitus, autocuidado, Atenção Primária à Saúde, SUS

Resumo

O objetivo deste estudo foi apresentar e discutir as práticas de educação em saúde direcionadas aos portadores de diabetes produzidas no Brasil a partir da criação do SUS, com ênfase na Atenção Primária à Saúde. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, e foram consultadas as principais bases de dados em saúde com interseções dos conjuntos dos termos: “educação em saúde”, “diabetes” e “Brasil”. Foram selecionados 22 trabalhos realizados em âmbito nacional, sendo 18 na Atenção Básica e 4 em outros níveis de atenção. Foram encontradas tanto práticas coletivas, como a educação em grupos, quanto individuais, como consultas, visitas domiciliares e monitoramento telefônico. Uma maior diversidade de formatos de práticas educativas foi identificada na Atenção Básica. Predominaram atividades multiprofissionais realizadas com idosos e que enfatizaram os temas: alimentação saudável, exercício físico e medicamentos. A maior parte das vivências baseou-se na relação dialógica e na abordagem educacional construtivista/ problematizadora, com tendências voltadas a concepção pedagógica de Paulo Freire. O grande desafio da educação em saúde está vinculado à formação profissional e ao processo de trabalho, portanto é essencial o papel de gestores de saúde no estímulo à capacitação dos profissionais para que possam desenvolver e ampliar habilidades de escuta e linguagem em futuras práticas educativas.

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Biografia do Autor

Luana de Oliveira Souza, Universidade Federal de São Carlos

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Clínica

Wagner dos Santos Figueiredo, Universidade Federal de São Carlos

Professor Adjunto do Departamento de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Clínica

Maria Lúcia Teixeira Machado, Universidade Federal de São Carlos

Professora Associada do Departamento de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Clínica

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Publicado

2018-03-12

Edição

Seção

Artigos de Revisão