TENDAS DO AFETO COMO UM ‘CORAÇÃO’ EM PULSAÇÃO POPULAR NA EXTENSÃO EM SAÚDE

Autores

  • Michele Neves Meneses Secretaria Municipal da Saúde Prefeitura Municipal do Rio Grande http://orcid.org/0000-0002-0933-7051
  • Liamara Denise Ubessi Universidade Federal de Pelotas
  • Marcos Aurélio Lemões Universidade Federal de Pelotas
  • Roberta Antunes Machado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Rio Grande.
  • Neidi Regina Friedrich Coletivo Povaréu Sul
  • Vanda Maria da Rosa Jardim Universidade Federal de Pelotas
  • Celmira Lange universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

extensão em saúde, educação popular, afeto

Resumo

Na contemporaneidade vivemos processos educativos com dificuldades de articulação do conhecimento acadêmico com o saber popular, que pode ser e acontecer, de forma indissociada. Educadores e educadoras populares tem se ocupado de trabalhar nesta conexão, em que um transforme o outro. Para isso podem usar de mecanismos na extensão, como tem sido as Tendas do Afeto Popular. Deste modo, objetiva-se compartilhar dos movimentos do afeto nas Tendas, como dispositivo neste trabalho e de encontro. A metodologia é de relato do vivido como uma experiência significativa, que apresenta a dinamicidade da Tenda do Afeto, das mesmas como dispositivo popular de extensão universitária e das Tendas na extensão como um ‘coração’ em pulsação popular. Por fim, considera-se que as Tendas de Afeto Popular tem sido um dispositivo com potência nas atividades de extensão em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Neves Meneses, Secretaria Municipal da Saúde Prefeitura Municipal do Rio Grande

Michele Neve Meneses, Enfermeira. Educadora Popular. Militante do SUS. Especialista em Gestão em Saúde - UFRGS.  Especialista em Dependência Química – FURG. Especialista em Vigilância Ambiental em Saúde – UFRJ. Enfermeira do Município do Rio Grande, RS. Professora do Curso de Enfermagem Faculdades Anhanguera. Participante do VEPOP Extremo Sul 2006-2007. Integrante do Coletivo Povaréu Sul.

Liamara Denise Ubessi, Universidade Federal de Pelotas

Psicóloga, Enfermeira, Sanitarista. Especialista em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde – Unijuí/UFRGS. Mestre em Educação nas Ciências – Unijuí, na linha de pesquisa de Educação Popular. Estudante de Filosofia e doutoranda em Ciências: práticas sociais em saúde e enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel, bolsista CAPES, participante de edições de VER_SUS em Ijuí, Santa Rosa, Palmeira das Missões, Pelotas. Integrante do Coletivo Povaréu Sul e de Vivências, Estágios e Movimentos no SUS – VIVER_SUS.

Marcos Aurélio Lemões, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeiro, Especialista em Gestão em Saúde-UFRGS, doutorando do programa de Pós-Graduação Enfermagem-UFPel. Bolsista CAPES, Pesquisador do Grupo de Pesquisa Processo Saúde Doença- Medicina Interna, FURG. Participante de edições de VER SUS Região Noroeste-Ijuí -RS 2006; VEPOP Extremo Sul 2006-2007 e Pelotas. Integrante do Coletivo Povaréu Sul.

Roberta Antunes Machado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Rio Grande.

Enfermeira, Mestre em enfermagem - UFPel. Professora do Curso Técnico em Enfermagem, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Rio Grande. Participante no VER SUS 2004 Pelotas. Integrante do Coletivo Povaréu Sul.

Neidi Regina Friedrich, Coletivo Povaréu Sul

Enfermeira, Doutora em Educação - UFRGS

Vanda Maria da Rosa Jardim, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira. Doutora em Enfermagem – UFSC

Celmira Lange, universidade Federal de Pelotas

Enfermeira. doutora em enfermagem. Docente do Programa de Pós Graduação enfermagem. UFPel.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2016-06-28

Edição

Seção

Relatos de Experiência