ATIVIDADES EDUCATIVAS NO SERVIÇO DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: A EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE ORIENTA OS PRINCÍPIOS DESSAS PRÁTICAS?

Autores

  • Renata Dutra Ferrugem No período em que foi realizado o trabalho exposto no artigo, era residente na Residência Integrada em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição, ênfase em Saúde da Família e Comunidade. Atualmente é Assistente Social no Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
  • Renata Pekelman Médica de Saúde da Família e Comunidade. Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação – UFRGS. Hospital Nossa Senhora da Conceição / Serviço de Saúde Comunitária e Escola GHC. Orientadora da pesquisa.
  • Lúcia Rublescki Silveira Assistente Social e preceptora da Residência Integrada em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição, ênfase em Saúde da Família e Comunidade. Mestrado em Serviço Social. Co-orientadora da pesquisa.

Palavras-chave:

Educação em saúde, Participação Social, Atenção Primária a Saúde, Saúde coletiva.

Resumo

As atividades coletivas de educação em saúde, segundo a literatura, são alternativas que favorecem a troca de experiências entre os atores envolvidos, assim como otimizam os recursos da saúde. Tais atividades podem ser realizadas a partir da educação popular e orientadas pela Política Nacional de Educação Popular em Saúde no Sistema Único de Saúde – PNEPS/SUS, a qual foi criada em 2012. Por ser uma Política recente, instituída pela Portaria nº 2.761, de 19 de novembro de 2013, justifica-se a necessidade de pesquisar o quanto ela está presente nas atividades desenvolvidas pelos serviços de saúde. O artigo em questão se propõe a apresentar a pesquisa realizada no ano de 2012 e 2013, a qual teve como objetivo conhecer as atividades coletivas de educação em saúde realizadas nas Unidades de Saúde do Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição – SSC/GHC e analisar se as orientações teórico-metodológicas presentes nestas atividades acompanhavam a PNEPS/SUS. Consiste em um estudo descritivo exploratório quanti-qualitativo. As categorias de análise   emergiram dos princípios e das diretrizes da PNEPS. Além destas, emergiram, no decorrer da pesquisa categorias empíricas, as quais foram incorporadas ao estudo e à análise. Para a coleta de informações, foram utilizados um questionário, a observação participante e a realização de entrevistas semiestruturadas. As informações foram analisadas com a técnica de análise de conteúdo. A pesquisa realizada possibilitou identificar que as atividades coletivas analisadas acontecem de forma diversa, e, na sua maioria, não são orientadas pelos princípios da educação popular nem pela própria PNEPS. Percebe-se, ainda, que, mesmo quando existem alguns aspectos que se aproximam destes princípios, estes não se dão de forma clara, o que reitera a importância de estudos acerca do tema e a necessidade da formação profissional na área da Saúde preparar para o trabalho na perspectiva da Educação Popular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-06-28

Edição

Seção

Artigos Originais