DA ESCOLHA AO COTIDIANO DO AGENTE DE SAÚDE DA COOPERALFA: EDUCADOR POPULAR EM SAÚDE?

Autores

  • Thaís Titon de Souza Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marco Aurélio Da Ros Universidade do Vale do Itajaí

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Educação Popular em Saúde, Saúde da Família

Resumo

A partir de uma revisão histórica, este artigo pretende analisar a prática de Agentes de Saúde do Projeto de Saúde da Cooperalfa, desenvolvido na década de 1980 em municípios catarinenses com base nos princípios da Atenção Primária, especialmente no que se refere à função de educador em saúde destes sujeitos.  Através de um estudo exploratório descritivo com abordagem qualitativa, buscou-se embasar esta análise a partir de diferentes aspectos conjunturais e estruturais que influenciavam ou poderiam influenciar a prática de educação em saúde. Observou-se que o Agente era considerado um educador em saúde, ainda que esta função não estivesse clara no Projeto, incorporando às suas práticas referenciais teóricos e metodológicos utilizados em seu próprio processo de formação. Desta forma, desenvolveu uma postura educativa ética, voltada ao respeito e à troca de diferentes saberes com comunidade e profissionais de saúde, transformando-se em um verdadeiro agente de transformação social. Os resultados encontrados neste estudo podem servir de subsídio para a discussão sobe o papel do Agente Comunitário de Saúde atualmente, tendo-se como base os princípios e as diretrizes que regem o SUS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís Titon de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Nutricionista, Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Cataria/ Departamento de Saúde Pública/ Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Mestre em Saúde Coletiva, Especialista em Saúde da Família/Modalidade Residência e em Educação na Saúde para Preceptores do SUS. 

Marco Aurélio Da Ros, Universidade do Vale do Itajaí

Médico, Pós-Doutor em Educação Médica, Doutor em Educação, Mestre e Especialista em Saúde Pública. Professor da Universidade do Vale do Itajaí, Programa de Pós-Graduação em Saúde e Gestão do Trabalho.

Downloads

Publicado

2016-06-28

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)