POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA TRANSFORMAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores

  • Débora Sâmara Guimarães Dantas Universidade Estadual do Ceará
  • Maria Rocineide Ferreira da Silva Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Estratégia Saúde da Família, Educação em Saúde.

Resumo

Objetivou-se compreender as possibilidades de apropriação da Educação Popular em Saúde na transformação do processo de trabalho da Estratégia Saúde da Família. Trata-se de revisão integrativa da literatura, com abordagem qualitativa. Os critérios de inclusão utilizados no estudo foram: artigos científicos de pesquisas originais, publicados a partir de 2008, na literatura nacional, no idioma português e disponíveis na íntegra na literatura. No total, foram selecionados 17 artigos que foram discutidos conforme semelhanças e divergências entre os autores, sendo construídas, após caracterização dos estudos, cinco categorias para análise dos resultados. Percebeu-se que há um longo caminho a ser percorrido para que haja transformação concreta do processo de trabalho na Estratégia Saúde da Família e que a educação popular pode contribuir efetivamente.

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Biografia do Autor

Débora Sâmara Guimarães Dantas, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós - Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual do Ceará.

Endereço: Rua Marvin, 587, casa 03, Parque Manibura, Fortaleza – CE, CEP: 60.821-790.

Telefone: (85) 9959-2546/ E-mail: deborasgdantas@hotmail.com

Maria Rocineide Ferreira da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Doutora em Saúde Coletiva pela Associação Ampla Universidade Estadual do Ceará - Universidade Federal do Ceará - Universidade de Fortaleza. Professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará.

Endereço: Avenida Dr. Silas Muguba, 1700 - Campus do Itaperi, Fortaleza - CE, 60.740-000.

Telefone: (85) 9613-3221/ E-mail: rocineideferreira@gmail.com

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Publicado

2016-06-28

Edição

Seção

Artigos de Revisão