EDUCAÇÃO POPULAR NO PROCESSO DE INTEGRAÇÃO ENSINO SERVIÇO E COMUNIDADE: REFLEXÕES COM BASE EM EXPERIÊNCIAS NA EXTENSÃO

Autores

  • EDUARDA PONTES DOS SANTOS ARAÚJO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Pedro José Santos Carneiro Cruz UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Islany Costa Alencar UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Daniela Gomes de Brito Carneiro UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Palavras-chave:

Educação em saúde, Participação comunitária, Relações comunidade-instituição,

Resumo

A experiência em destaque apresenta como objetivos articular comunidade e serviço de saúde na construção de ações para o desenvolvimento social no domínio comunitário e promover a formação acadêmica dos estudantes envolvidos, através de ações de ensino e pesquisa no âmbito da extensão universitária. O Projeto Práticas Integrais da Nutrição na Atenção Básica em Saúde (PINAB) atua desde 2007 em ações de fortalecimento da formação crítica dos sujeitos da comunidade e dos serviços, qualificando as bases para a promoção da Gestão Estratégica e Participativa no território, além da criação de espaços de encontro e diálogo comunitário, protagonizados por educadores populares e pelo incremento de dimensões críticas, compreensivas e participativas nas ações de saúde na comunidade, na Unidade de Saúde da Família e na Escola local. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

EDUARDA PONTES DOS SANTOS ARAÚJO, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Nutricionista, atualmente é mestranda do programa de pós-graduação em Ciências da Nutrição da UFPB. Tem experiência nas áreas de Saúde coletiva e nutrição, extensão universitária, Educação Popular em Saúde.

Pedro José Santos Carneiro Cruz, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Professor efetivo do quadro permanente do Departamento de Promoção da Saúde do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, linha Educação Popular, da Universidade Federal da Paraíba. Nutricionista e educador popular, formado pela Universidade Federal da Paraíba (2007). A ênfase de sua atuação neste campos se dá na área de educação popular e promoção da segurança alimentar e nutricional em comunidades, bem como na extensão popular e formação universitária em saúde (estudantes de graduação). Tem experiência na área de Extensão Universitária e Nutrição em Saúde Pública, com ênfase em educação popular e saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: educação popular, educação popular em saúde, educação alimentar e nutricional, segurança alimentar e nutricional, extensão popular, trabalho interdisciplinar. Concluiu o Mestrado em Educação (PPGE/UFPB), onde desenvolveu estudos e pesquisas no campo da extensão popular. Trabalha na Coordenação dos projetos de extensão "Práticas Integrais da Nutrição na Atenção Básica em Saúde - PINAB" (Departamento de Nutrição) da UFPB e "Vidas Paralelas Paraíba: cultura, educação popular e controle social na saúde do trabalhador paraibano", do DPS/CCM/UFPB; e como membro do Núcleo Articulador Nacional da Articulação Nacional de Extensão Popular (ANEPOP), além de ser membro titular do Comitê Nacional de Educação Popular em Saúde (CNEPS), onde representa a ANEPOP.

Islany Costa Alencar, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Nutricionista, graduada pela Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Popular, Políticas e Programas Institucionais, Segurança Alimentar e Nutricional, Educação Nutricional e Promoção da Saúde.

Daniela Gomes de Brito Carneiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

ossui Graduação em Nutrição pela Universidade Federal da Paraíba (2009) e Residência Multiprofissional em Saúde da Família pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Mestrado em Educação (em andamento) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB na Linha de Pesquisa em Educação Popular. Integra o Núcleo de Educação Popular em Saúde (NEPOPS) da UFPB. Mestranda do Grupo de Pesquisa Educação e Emocionalidade do PPGE/UFPB/CNPq.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2016-06-28

Edição

Seção

Artigos Originais