DESAFIOS DA GESTÃO MUNICIPAL DA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Renata Odete de Azevedo Souza
  • Cristiani Vieira Machado Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz)
  • Marina Ferreira de Noronha Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz)

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Política de Saúde, Sistema de Saúde, Gestão em Saúde Pública.

Resumo

O artigo discute a política e a configuração da Atenção Básica em Saúde a partir de um estudo de caso em um município de médio porte do estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Os eixos de análise foram o contexto e a organização da Atenção Básica, as condições de atendimento das Unidades de Saúde da Família e a articulação entre os serviços de saúde. Os métodos utilizados foram: análise documental e de dados, visitas às unidades de atenção básica, entrevistas com gestores municipais e profissionais de saúde. Constatou-se importante indução da política de saúde recente pelo Ministério da Saúde, Poder Judiciário e Ministério Público. A Atenção Básica do município está configurada principalmente pela Estratégia Saúde da Família, mas as policlínicas também constituem unidades de atendimento básico. Houve avanços importantes na organização da atenção básica no município, mas persistem problemas no acesso, na capacidade de resolução das unidades básicas de saúde e na articulação entre serviços, que exigem maiores investimentos, na ampliação da cobertura, na qualidade e fortalecimento da atenção básica no sistema de saúde. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Odete de Azevedo Souza

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestre em Saúde Pública (subarea de Planejamento e Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde) pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Especialista em Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ. Analista de Controle Externo Administração em Saúde no Tribunal e Contas do Estado do Rio de Janeiro.

Cristiani Vieira Machado, Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz)

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999), doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005) e Pós-Doutorado em Ciência Política na University of North Carolina at Chapel Hill /EUA (2011-2012). Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, é professora e pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz) desde 2002. É orientadora de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da Ensp/Fiocruz, no qual atualmente exerce o cargo de Coordenadora da Área de Concentração em Políticas, Planejamento, Gestão e Práticas, sendo membro da Comissão de Pós-Graduação. É Editora Associada da revista Ciência & Saúde Coletiva e parecerista de várias revistas do campo da Saúde Coletiva. Tem experiência em pesquisa e ensino na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Políticas de Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: proteção social e saúde, desenvolvimento e saúde, federalismo e política de saúde, análise comparada de sistemas de proteção social e de saúde, política nacional de saúde, Sistema Único de Saúde, análise e avaliação de políticas de saúde e planejamento e gestão em saúde. É uma das líderes do grupo de pesquisa: Estado, Proteção Social e Políticas de Saúde.

Marina Ferreira de Noronha, Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz)

Possui graduação em Enfermagem Com Habilitação Em Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1983), especialização em Especialização Em Saúde Pública a Nível de Residên pelo Fundação Oswaldo Cruz(1985), mestrado em Health Planning And Financing pela London School Of Economics And Political Sciences(1988) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo(2001). Atualmente é Pesquisador do Fundação Oswaldo Cruz e Revisor de periódico da Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso). Atuando principalmente nos seguintes temas:perfil de pacientes hospitalares, case mix hospitalar, Diagnosis Related Groups, Avaliação de Serviços de Saúde, sistema de informação hospitalar e Classificação de pacientes hospitalares. Pesquisadora e professora na área de avaliação em saúde com foco na Atenção Hospitalar e, recentemente, na Atenção Primária. Coordenadora do curso de Especialização em Saúde Pública. Professora em cursos de Pós-Graduação do Lato Sensu e do Stricto Sensu.

Downloads

Publicado

2016-02-22

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)