ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM SOBRE OS FATORES DE RISCO CARDIOVASCULARES

Autores

  • RUDVAL SOUZA DA SILVA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB
  • Gilvânia Patrícia do Nascimento Paixão UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB
  • Carolina Mascarenhas Araújo UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB
  • Chalana Duarte de Sena UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB
  • Isaiane dos Santos Bitencourt UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB

Palavras-chave:

cuidados de enfermagem, doenças cardiovasculares, atenção primária à saúde.

Resumo

Diante dos altos índices de morbimortalidade frente às doenças cardiovasculares no Brasil, torna-se relevante discutir o papel da enfermeira no processo de tomada de decisão na promoção da saúde e prevenção das doenças cardiovasculares na comunidade, em especial com práticas de educação em saúde. Este estudo teve como objetivo identificar as intervenções utilizadas por enfermeiras atuantes na estratégia de saúde da família na prevenção dos fatores de risco para as doenças cardiovasculares. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa, realizado com nove enfermeiras que atuam nas equipes da Estratégia de Saúde da Família. Para a coleta de dados utilizou-se da entrevista semiestruturada. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa recebendo o parecer nº 57857/2012. Os resultados demostram que as enfermeiras seguem as recomendações utilizadas pelo Programa HIPERDIA preconizadas pelo Ministério da Saúde, além de estratégias como atividades educativas na comunidade para conscientização da população, ampliação e viabilidade no acesso ao serviço e o apoio multidisciplinar. Pôde-se concluir que a enfermeira é um ente essencial no processo de educação em saúde, no desempenho de intervenções terapêuticas de conscientização quanto aos riscos às doenças cardiovasculares ao qual a população esta exposta, contribuindo para relevantes mudanças no estilo de vida em prol de uma longevidade saudável. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

RUDVAL SOUZA DA SILVA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB

Mestre e doutorando em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia – Bolsista CAPES. Enfermeiro. Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia UNEB/Campus VII.

Gilvânia Patrícia do Nascimento Paixão, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB

Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Enfermeira. Professora Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia UNEB/Campus VII.

Carolina Mascarenhas Araújo, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB

Enfermeira. Graduada pela Universidade do Estado da Bahia UNEB/Campus VII.

Chalana Duarte de Sena, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB

Mestramda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia - Bolsita CAPES. Enfermeira. Professora Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia UNEB/Campus VII.

Isaiane dos Santos Bitencourt, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB

Mestre em Enfermagem e Saúde pela Universidade do Sudoeste da Bahia. Enfermeira. Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia UNEB/Campus VII.

Downloads

Publicado

2016-04-13

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)