FORMAÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES E PROMOÇÃO DA SAÚDE E NUTRIÇÃO: O PAPEL DO NUTRICIONISTA NOS NÚCLEOS DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA – NASF

Autores

  • Laís Amaral Mais UNIFESP
  • Semíramis Martins Álvares Domene UNIFESP
  • Marina Borelli Barbosa UNIFESP
  • José Augusto de Aguiar Carrazedo Taddei UNIFESP

Palavras-chave:

Alimentação complementar, Nutrição do lactente, Nutricionista, Atenção Primária à Saúde

Resumo

O objetivo do estudo foi revisar artigos e documentos sobre o papel do nutricionista em saúde coletiva na formação de hábitos alimentares nos primeiros anos de vida. A criação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF ofereceu a oportunidade de inserção do nutricionista na Atenção Básica, locus de interesse para a abordagem preventiva aos riscos da transição nutricional, sobretudo no que se refere à assistência aos primeiros anos de vida. A despeito dos avanços potenciais decorrentes da política, permanecem os desvios que englobam as práticas de aleitamento materno e alimentação complementar. Em conclusão, a incorporação do nutricionista aos Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF é parte das estratégias que fortalecem a atenção nutricional à população desde os primeiros anos de vida e a qualificação da educação continuada em saúde e nutrição para os demais profissionais da Equipe de Saúde da Família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laís Amaral Mais, UNIFESP

Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Departamento de Pediatria, Disciplina de Nutrologia. São Paulo, SP, Brasil. 

Semíramis Martins Álvares Domene, UNIFESP

Professora Adjunta, Departamento Saúde, Clínica e Instituições, Instituto Saúde e Sociedade. Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). São Paulo, SP, Brasil. 

Marina Borelli Barbosa, UNIFESP

Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Departamento de Pediatria, Disciplina de Nutrologia. São Paulo, SP, Brasil. 

José Augusto de Aguiar Carrazedo Taddei, UNIFESP

Livre–Docente da Disciplina de Nutrologia do Departamento de Pediatria, Escola Paulista de Medicina. Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). São Paulo, SP, Brasil.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2016-02-22

Edição

Seção

Artigos de Revisão