A VIOLÊNCIA FAMILIAR SOB A ÓTICA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: A TRAJETÓRIA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Castro Augusta Andrea Universidade Estácio de Sá / Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Anna Tereza Miranda Soares de Moura Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Universidade Estácio de Sá
  • Ricardo de Mattos Russo Rafael Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Universidade Iguaçu

Palavras-chave:

Violência, violência doméstica, promoção da saúde, gestão em saúde

Resumo

Objetivos: analisar a percepção dos gestores da saúde do Município do Rio de Janeiro em relação à abordagem da violência familiar, com foco na promoção da saúde e as ações desenvolvidas nos últimos dez anos para a efetivação das políticas públicas sobre o tema. Métodos: um estudo de caso realizado no nível central e regional da gestão municipal, com a aplicação de entrevistas individuais semi-estruturadas aos gestores e o levantamento de documentos oficiais. Foi utilizada a análise de conteúdo com a identificação das seguintes categorias analíticas no relato dos gestores: percepção do gestor, possibilidades de atuação integrando as ações de promoção da saúde e transformações na produção de saúde. Resultados: os relatos demonstram que as ferramentas da promoção podem ampliar as possibilidades de intervenção na atenção primária para a abordagem da violência familiar, em especial no modelo organizacional proposto na Estratégia Saúde na Família (ESF), onde esta atuação se mostra particularmente desafiadora. Foram apontadas algumas ações facilitadoras, como a proximidade com o território e o protagonismo social. Conclusões: as políticas desenvolvidas na gestão municipal têm exercido importante papel indutor na construção de novas práticas de saúde, a partir de uma perspectiva intersetorial. O olhar diferenciado dos gestores sobre a violência familiar parece fundamental para a ampliação de ações de prevenção da violência e de promoção à saúde. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Castro Augusta Andrea, Universidade Estácio de Sá / Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Médica de Família e Comunidade. Mestre em Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá (MSF/UNESA). Professora substituta do Departamento de Medicina de Família e Comunidade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Médica da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro - Gerência de Saúde do Homem.

Anna Tereza Miranda Soares de Moura, Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Universidade Estácio de Sá

Médica. Doutora e Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora adjunta da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCM/UERJ). Professora do Programa de Mestrado em Saúde da Família da Universidade Estácio de Sá (MSF/UNESA).

Ricardo de Mattos Russo Rafael, Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Universidade Iguaçu

Enfermeiro. Doutorando em Ciências pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCM/UERJ). Mestre em Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá (MSF/UNESA). Professor dos Cursos de Graduação em Enfermagem e Medicina da Universidade Iguaçu (UNIG). 

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2016-10-17

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)