PERCEPÇÕES DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA FAMÍLIA E DE EDUCAÇÃO SOBRE A PROMOÇÃO DA SAÚDE NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Fred Henrique Pereira de Faria Estácio de Sá - RJ
  • Adriana Cavalcanti Aguiar Estácio de Sá - RJ
  • Anna Tereza Miranda Soares de Moura Estácio de Sá - RJ
  • Luciana Maria Borges da Matta Souza Estácio de Sá - RJ

Palavras-chave:

Saúde da família, Saúde escolar, Atenção primária à saúde, Promoção da saúde.

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar a percepção de profissionais de saúde e educação sobre a importância das ações de promoção à saúde realizadas pela Estratégia Saúde da Família em escolas públicas do município de Juiz de Fora/MG, o tipo de atividade e sua frequência. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, por meio de entrevistas individuais, com roteiro semiestruturado. Os sujeitos da pesquisa foram profissionais de dez Unidades de Saúde da Família envolvidos com atividades de promoção da saúde e prevenção de agravos nas escolas e os diretores das escolas públicas (ou profissionais indicados por esses) existentes nas áreas adscritas a essas unidades. Os resultados indicam que os entrevistados consideram de extrema importância a abordagem da promoção da saúde no ambiente escolar e o desenvolvimento de hábitos saudáveis. Contudo, apesar do desejo por parte dos profissionais da realização de ações conjuntas entre escolas e Unidades de Saúde da Família, ainda não existe uma regularidade de oferta ou planejamento adequado na rotina desses serviços

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fred Henrique Pereira de Faria, Estácio de Sá - RJ

Mestrando em Sáuda da Família

Adriana Cavalcanti Aguiar, Estácio de Sá - RJ

Professora adjunta do Mestrado Profissional em Saúde da Família

Anna Tereza Miranda Soares de Moura, Estácio de Sá - RJ

Professora adjunta do Mestrado Profissional em Saúde da Família

Luciana Maria Borges da Matta Souza, Estácio de Sá - RJ

Professora adjunta do Mestrado Profissional em Saúde da Família

Downloads

Publicado

2013-09-02

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)