O CUIDADO NUTRICIONAL DO IDOSO DEMENCIADO - A INTERVENÇÃO EDUCATIVA VOLTADA AO CUIDADOR FAMILIAR

Autores

  • Advá Griner Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Célia Pereira Caldas UFRJ

Palavras-chave:

Demência, Educação, Cuidador, Nutrição

Resumo

O cuidador desempenha um papel essencial no cotidiano dos idosos demenciados, envolvendo-se em, praticamente, todos os aspectos do cuidado e assumindo, progressivamente, responsabilidades adicionais. Alimentar o idoso reflete uma das maiores dificuldades dos cuidadores e é um forte preditor de morbidades e sobrecarga deste. A função pode exigir uma maior habilidade por parte do cuidador para ajudar os idosos demenciados a consumir quantidades adequadas de alimentos, calorias e fluidos. O presente estudo tem como objetivo verificar a efetividade da intervenção nutricional educativa voltada ao cuidador familiar sobre o estado nutricional do idoso. A literatura foi revista para identificar artigos e outras fontes de informações sobre intervenção educativa voltada ao cuidador familiar. Não existe um consenso a respeito dos benefícios adquiridos com a educação de cuidadores de pacientes com demência. No entanto, manifestam-se fortemente os que defendem a necessidade de programas de educação para os cuidadores visando a melhoria da sua qualidade de vida bem como a dos pacientes que sofrem de demência. Nessa revisão da literatura científica são demonstrados os efeitos positivos da educação nutricional junto aos cuidadores no peso, estado nutricional, humor e também na redução do declínio cognitivo dos idosos com demência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Advá Griner, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Nutricionista graduada pela UFRJ; Especialista em Gerontologia pela UnATI-UERJ; Nutricionista residente no programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso.

Célia Pereira Caldas, UFRJ

possui graduação em Enfermagem e pós-doutorado em Gerontologia pela Universidade de Jönköping, Suécia e pela Universidade Federal de São Paulo. É Gerontologa titulada pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) e professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), vice-diretora do Programa Universidade Aberta da Terceira Idade.

Downloads

Publicado

2014-11-12

Edição

Seção

Artigos de Revisão