FORMA DE PARTICIPAÇÃO DOS USUÁRIOS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DE UMA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA COMO MEIO DE TRANSFORMAÇÃO
Palavras-chave:
Educação em Saúde, Atenção Primária à Saúde, Promoção da Saúde, Participação Comunitária.Resumo
A participação do usuário em práticas de educação em saúde deve ser ativa para que o indivíduo seja valorizado como um sujeito capaz de decidir sobre questões que envolvem sua saúde e que é responsável pelo seu comportamento e hábitos de vida.O objetivo foi identificar sob o ponto de vista do usuário qual a metodologia de aprendizagem utilizada nas práticas educativas e a forma de participação em uma UBS de Nova Colina. Trata-se de um estudo qualitativo desenvolvido como parte do Programa de Educação para o Trabalho (PET). Foram sujeitos da pesquisa 20 usuários, convidados a participar por meio de visita domiciliar. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e analisados com base na análise de conteúdo proposta por Bardin. Concluiu-se com este estudo que ainda há o predomínio do modelo tradicional de educação. Os profissionais de saúde precisam reconhecer que nenhum saber deve ser mais ou menos valorizado do que o outro e que o educador na medida em que educa também é educado. A ação educativa precisa ser dialógica para ser efetiva e causar impacto, e o educando deve ser respeitado como um ser autônomo, livre, consciente e capaz de tomar decisões.Downloads
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