PREVALÊNCIA DE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS CADASTRADOS E ACOMPANHADOS PELAS UNIDADES DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL - PARANÁ

Autores

  • Francielly Andressa Felipetti Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Adriano Tomio Hoshi Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Carlos Augusto Nassar Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Patricia Oehlmeyer Nassar Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Palavras-chave:

hipertensão, diabetes mellitus, sistemas de gerenciamento de base de dados

Resumo

Estudos epidemiológicos constatam que, no Brasil, a hipertensão arterial sistêmica (HAS) e o Diabetes Mellitus (DM) estão sendo reconhecidos como um importante problema de saúde pública, ocupando um percentual de30 a 40% das causas de morbidade. Devido aos vários aspectos comuns associados a essas doenças, o Ministério da Saúde criou o Plano de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus que teve como estratégia a abordagem conjunta destas duas patologias, com o propósito de reduzir as suas morbidades e a mortalidades. Para isso, foi disponibilizado para os estados e municípios um Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos (Sistema HiperDia) que permite o registro e o controle desses pacientes pelas unidades de saúde. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi verificar a prevalência de HAS e DM e a associação de ambas, de acordo com o gênero e a idade de indivíduos do município de Cascavel, por meio do Sistema HiperDia. Os dados foram buscados através do site específico do DATASUS. Os resultados obtidos permitiram identificar que no município de Cascavel existem 26450 pacientes cadastrados no Sistema, sendo 3,29% diabéticos, 76,51% hipertensos e 20,19% diabéticos com hipertensão. O número de indivíduos do gênero feminino cadastrados é maior que o do gênero masculino e a prevalência das doenças aumenta com a idade. Conclui-se que o número de hipertensos e diabéticos cadastrados no sistema HiperDia de Cascavel ainda é muito menor do que os valores estimados em municípios brasileiros devido às limitações do programa. Mas o enfrentando das dificuldades de implantação e desenvolvimento do programa podem garantir o aprimoramento desse Sistema e permitir uma análise mais fidedigna da real prevalência de hipertensos e diabéticos não só do município de Cascavel-PR, mas também de várias outras regiões brasileiras. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francielly Andressa Felipetti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Cirurgiã-dentista; Mestre em Biociências e Saúde (UNIOESTE); Doutoranda em Biologia Buco-dental (FOP/UNICAMP)

Adriano Tomio Hoshi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Cirurgião-dentista; Doutor em Odontopediatria; Professor Adjunto da Disciplina de Odontopediatria do Curso de Odontologia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel-PR.

Carlos Augusto Nassar, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Cirurgião-dentista; Doutor em Periodontia; Professor Adjunto da Disciplina de Periodontia do Curso de Odontologia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel-PR.

Patricia Oehlmeyer Nassar, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Cirurgiã-dentista; Doutora em Periodontia; Professor Adjunto da Disciplina de Periodontia do Curso de Odontologia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel-PR.

Downloads

Publicado

2016-10-17

Edição

Seção

Artigos Originais