ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO DIAGNÓSTICO E NO TRATAMENTO DO HERPES GENITAL, NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Autores

  • Leidiléia Mesquita Ferraz
  • Ana Cláudia Sierra Martins

Palavras-chave:

Herpes Genital. DST. Enfermeiro.

Resumo

O Herpes Genital é uma Doença Sexualmente Transmissível (DST), que acomete milhares de pessoas, sendo considerada um problema de saúde pública, no Brasil. A Abordagem Sindrômica é uma ferramenta importante para a realização do diagnóstico precoce e tratamento, sendo utilizada pelo enfermeiro, durante a Consulta de Enfermagem, na Atenção Primária à Saúde (APS). Os objetivos do presente trabalho foram destacar a atuação do enfermeiro no diagnóstico e no tratamento do Herpes Genital, enfatizar o uso da Abordagem Sindrômica e destacar a importância da Consulta de Enfermagem para a aplicação desta Abordagem. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica. Concluiu-se que interromper a cadeia de transmissão, assim como desenvolver estratégias de prevenção, tratamento e aconselhamento é essencial no acompanhamento do portador do Herpes Genital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leidiléia Mesquita Ferraz

Graduada no Curso de Enfermagem, da Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora/MG. Especialista no Curso de Enfermagem do Trabalho na FACREDENTOR/RJ. Pós Graduada no Curso Programa da Saúde da Família na Universidade Gama Filho de Belo Horizonte/MG.Pós Graduando no Curso de Gestão Pública em Organizações em Saúde.UFJF. enfleidi@gmail.com.

Ana Cláudia Sierra Martins

Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá - Rio de Janeiro. Pós graduada em Administração Hospitalar - UNAERP; Enfermagem Obstétrica - UFJF; Getão Materno-Infantil - FIOCRUZ; gRADUADA EM eNFERMAGEM UFJF.
Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Enfermagem Intensiva; Docente na Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora/MG

Downloads

Publicado

2014-11-12

Como Citar

Ferraz, L. M., & Sierra Martins, A. C. (2014). ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO DIAGNÓSTICO E NO TRATAMENTO DO HERPES GENITAL, NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. Revista De APS, 17(2). Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/article/view/15285

Edição

Seção

Artigos Originais