CAPACITAÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE EM ALEITAMENTO MATERNO E ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR NO ÂMBITO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA, EM BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS

Autores

  • Ana Paula Della Nina de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Débora Fernandes Rodrigues Universidade Federal de Minas Gerais
  • Geraldina Ivana Zwaal Universidade Federal de Minas Gerais
  • Roseli Gomes de Andrade Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Nutrição da Criança, Capacitação em Serviço, Saúde Pública.

Resumo

Trata-se de um relato de experiência sobre a capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde em Aleitamento Materno e Alimentação Complementar, focando na metodologia participativa e na análise qualitativa dos resultados. O trabalho teve como objetivo a incorporação de novas práticas pelos profissionais sobre educação em saúde e, portanto, a aproximação do paciente e do profissional. Participaram das discussões quatorze profissionais, subdivididos em dois grupos. Os resultados obtidos foram positivos, uma vez que houve participação ativa dos profissionais por meio da exposição de dúvidas com relação às práticas comumente adotadas pelas mães atendidas na unidade, com relatos de vivências e dificuldades diárias. Ressalta-se a importância dessa capacitação para a comunidade local, tendo em vista que a interação e a troca de saberes entre profissionais e a comunidade enriquece e modifi­ca perfil dos profissionais ao aproximar os usuários das unidades de saúde e possibilitar o atendimento integral à saúde. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Della Nina de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Nutricionista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais.  Experiência com pesquisas na área de saúde coletiva, com enfoque em doenças e agravos não transmissíveis, promoção da saúde, inquéritos alimentares e nutrição da criança e do adolescente. Experiência em atividades de educação nutricional, atendimento a portadores de anemia ferropriva, fenilcetonúria, diabetes mellitus, obesidade e hipertensão arterial. Atuou como nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família da Prefeitura Municipal de Matozinhos.  Integrante do Grupo de Pesquisa de Intervenções em Nutrição da Universidade Federal de Minas Gerais (GIN) reconhecido pelo CNPq  e do Grupo de Estudos em Epidemiologia Nutricional (GREEN).

Débora Fernandes Rodrigues, Universidade Federal de Minas Gerais

Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2011). Atualmente é mestranda em Ciência de Alimentos pela UFMG e atua em projetos relacionados à nutrição, inflamação e metabolismo. Participou de pesquisas envolvendo o desenvolvimento de suplementos nutricionais e alimentos para fins dietéticos especiais, além dos seguintes temas: hidrólise proteica enzimática, proteínas do soro de leite, análise de perfil peptídico, peptídeos bioativos e ácido linoleico conjugado

Geraldina Ivana Zwaal, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Mestranda em  Ciência de Alimentos pela UFMG. Atualmente, é Pós-Graduanda em Nutrição Esportiva Funcional pela VP Consultoria Nutricional (Universidade Cruzeiro do Sul). Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição Clínica, Nutrição Esportiva,Saúde Pública e Unidades de Alimentação e Nutrição. 

Roseli Gomes de Andrade, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Saúde Coletiva no Instituto de Medicina Social - UERJ (2008). Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Consumo Alimentar, atuando principalmente no seguinte tema: consumo alimentar, questionário de frequência de consumo alimentar, obesidade.

Downloads

Publicado

2014-11-03

Edição

Seção

Relatos de Experiência