AUTOMASSAGEM SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: ANÁLISE E INTERVENÇÃO

Autores

  • Françoise Vieira Barbosa Escola Superior de Ciências da Saúde
  • Aline Nunes Batista Escola Superior de Ciências da Saúde
  • Mayra Gabriela Mendes Galvão Escola Superior de Ciências da Saúde
  • Eduardo Carvalho Horta Barbosa Escola Superior de Ciências da Saúde
  • Georgiana Pontes Paulo Escola Superior de Ciências da Saúde

Palavras-chave:

massagem, atenção primária à saúde, educação em saúde

Resumo

Introdução: A automassagem é uma prática milenar da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), que foi incorporada ao Sistema Único de Saúde do Distrito Federal em 1988. Desde então, sua filosofia contribui para o fortalecimento da atenção básica. Objetivo: Avaliar a prática integrativa de automassagem sob a perspectiva da educação em saúde, segundo a percepção dos participantes durante o processo de instrumentalização do grupo com tecnologias socioeducativas. Metodologia: Pesquisa-ação crítica qualitativa em três etapas: observação participante, intervenção e grupo focal com usuários da atividade. Os dados foram gravados, transcritos literalmente e analisados por categorização de Bardin18. Resultados/Discussão: Foram descritos em três categorias: O papel da automassagem na assistência à saúde e qualidade de vida do usuário: relato subjetivo de melhora de pressão alta, depressão, dores, estreitamento de vínculos e empoderamento; Mudança na visão do processo saúde-doença: os usuários compartilham do conceito amplo de saúde; Organização e planejamento do grupo: música, pequenos grupos e concentração são algumas sugestões. Conclusão: Embora a automassagem não apresente como característica principal a expressão de saberes pela comunicação verbal, esta consiste em prática educativa evidenciada pela integração e estímulo ao desenvolvimento da autonomia, contribuindo, portanto, para reafirmação e consolidação dos pressupostos da educação popular.

 

PALAVRAS CHAVE: massagem, atenção primária à saúde, educação em saúde

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Françoise Vieira Barbosa, Escola Superior de Ciências da Saúde

Especialista em Saúde da Família e Comunidade;

Especialista em Saúde Perinatal, Educação e Desenvolvimento do Bebê;

Mestranda em Educação de Profissões de Saúde

Docente do curso de enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde

Aline Nunes Batista, Escola Superior de Ciências da Saúde

Estudante do 6º ano de medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde

Mayra Gabriela Mendes Galvão, Escola Superior de Ciências da Saúde

Estudante do 3º ano de enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde

Eduardo Carvalho Horta Barbosa, Escola Superior de Ciências da Saúde

Estudante do 6º ano de medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde

Georgiana Pontes Paulo, Escola Superior de Ciências da Saúde

Médica ginecologista

Docente do curso de medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2015-11-18

Edição

Seção

Artigos Originais