AS DIFERENTES FACETAS DO SOFRIMENTO DAQUELE QUE CUIDA: UMA REVISÃO SOBRE O CUIDADOR

Autores

  • Leonardo Cançado Monteiro Savassi Universidade Federal de Ouro Preto
  • Celina Maria Modena Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Cuidadores, Esgotamento Profissional, Serviços de Assistência Domiciliar

Resumo

Esta revisão integrativa objetivou analisar a literatura acerca da sobrecarga do cuidador, considerando-o como um ator vulnerável dentro do seu processo de atuação. Encontrou-se que cuidadores dividem-se entre familiares e profissionais, com diversos arranjos e formatos de cuidado, em situações que são mais dependentes das necessidades individuais de cada paciente do que propriamente da doença em questão. O cuidado, além disto, é uma questão de gênero, sendo as mulheres as encarregadas deste ato por questões culturais, religiosas ou familiares.  Cuidar é um ato dicotômico, de satisfação pessoal e de adoecimento, que gera diferentes facetas do sofrimento nos níveis físico, mental, social e espiritual, e está caracterizado na literatura por uma rica epistemologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Cançado Monteiro Savassi, Universidade Federal de Ouro Preto

Pediatra, Médico de Família e Comunidade, Mestre e Doutorando em Ciências da Saúde/ Saúde Coletiva. Docente do Departamento de Ciências Médicas da Universidade Federal de Ouro Preto. Membro do Núcleo Pedagógico do Curso Ágora, Nescon, UFMG.

Celina Maria Modena, Universidade Federal de Minas Gerais

Psicóloga, Pós-doutora em Saúde Coletiva, docente do Curso de Gestão em Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais e Orientadora do Curso de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Fiocruz Minas Gerais

Downloads

Publicado

2014-04-02

Edição

Seção

Artigos de Revisão