O SER ENFERMEIRO OBSTETRA NO CUIDADO AO PARTO

Autores

  • Clara Cássia Versiani Unimontes
  • Aline Késia Rodrigues Unimontes
  • Tereza Cristina Bretas Silva Unimontes
  • Ana Paula Ferreira Holzmann Unimontes
  • Danielle Fagundes Souto Unimontes

Palavras-chave:

enfermagem obstétrica, cuidados de enfermagem, humanização da assistência, pesquisa qualitativa, trabalho de parto.

Resumo

Este estudo teve como objetivo compreender o ser enfermeiro obstetra na assistência ao trabalho de parto e parto. Utilizou a abordagem qualitativa, fenomenológica e Heidegariana. Foram depoentes cinco enfermeiras obstétricas. A técnica de coleta dos depoimentos foi à entrevista fenomenológica. As informações foram submetidas à análise compreensiva. Os achados do estudo revelaram que prestar assistência a mulheres em trabalho de parto e parto para enfermeiras obstetras no cotidiano do trabalho é determinado pelo cuidar do ser – paciente, que tem o diferencial da humanização. Ficou evidente que a relação enfermeira obstetra e o profissional médico ocorrem de forma ambígua. Acreditamos que novas pesquisas à luz da filosofia de Martin Heidegger possam ser viabilizadas, por que na ótica existencialista os fenômenos não se esgotam em uma perspectiva, mas se modificam a cada olhar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clara Cássia Versiani, Unimontes

Professora Assistente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Mestre em Ciências da Saúde.

Enfermeira Obstetra do Hospital Universitário Clemente Faria (UNIMONTES).

Aline Késia Rodrigues, Unimontes

Enfermeira graduada pela Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES-MG. Brasil.

Tereza Cristina Bretas Silva, Unimontes

Especialista em Enfermagem do Trabalho, Professora Assistente da Escola de Enfermagem da UNIMONTES-Montes Claros-MG. Brasil

Ana Paula Ferreira Holzmann, Unimontes

Mestre em Ciências da Saúde/Enfermagem, Professora Assistente da Escola de Enfermagem da UNIMONTES-Montes Claros-MG. Coordenadora do Curso de Enfermagem das Faculdades de Saúde Ibituruna/FASI- Montes Claros-MG. Enfermeira do Programa DST/AIDS da Prefeitura Municipal de Montes Claros-MG.

Danielle Fagundes Souto, Unimontes

Especialista em Enfermagem em UTI, Chefe de departamento da Escola de Enfermagem da UNIMONTES/Montes Claros-MG. Professora Assistente da Escola de Enfermagem da UNIMONTES-Montes Claros-MG

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2013-09-02

Edição

Seção

Artigos Originais