ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL DA REDE PÚBLICA DE SAÚDE DE SÃO CARLOS, SP, A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE UM USUÁRIO NA PERCEPÇÃO DE UM USUÁRIO.

Autores

  • Ana Paula Silva Villari Universidade Federal de São Carlos
  • Bernardino Geraldo Alves Souto Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Assistência à saúde, Sistema Único de Saúde, Serviços de Saúde, Estudo de Caso.

Resumo

O Sistema Único de Saúde vem desenvolvendo políticas públicas preocupadas com o cuidado integral à saúde das pessoas. É importante, pois, verificar o andamento da aplicação de tais políticas, no sentido de avaliar o alcance dos seus objetivos.

Para fazer essa verificação a respeito do SUS de São Carlos, SP, decodificou-se exploratoriamente a experiência de uma pessoa que procurou por assistência na respectiva rede de cuidados. Tal decodificação se deu por meio da análise ideográfica do relato dessa pessoa sobre a vivência que teve com o cuidado que recebera.

Detectou-se que o modelo assistencial em implantação ainda é pouco ágil, tem qualificação insuficiente para prover cuidado ampliado e integral, mas distribui seus recursos de modo democrático. Ademais, sustenta sua construção na Estratégia de Saúde da Família, na proposta de humanização do cuidado, na agonia do que ainda resta do antigo modo de assistência e na incapacidade do sistema privado local em prover cuidado numa dimensão além da já alcançada pelo SUS. Sua maior dificuldade é com a gestão operacional de suas propostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Silva Villari, Universidade Federal de São Carlos

Graduação em Odontologia (UNAERP), pós-graduação em Endodontia (UNAERP) e Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade (UFSCar).

Bernardino Geraldo Alves Souto, Universidade Federal de São Carlos

Professor adjunto no Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Carlos.

Downloads

Publicado

2012-11-10

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)