UTILIZAÇÃO DE SUCEDÂNEOS DO LEITE MATERNO NO PRIMEIRO MÊS DE VIDA

Autores

  • Leandro Baia
  • Lorena Barbosa
  • Lourena Souza
  • Angelina Lessa

Palavras-chave:

leite humano, substitutos do leite humano, fórmulas infantis

Resumo

Objetivo: caracterizar os sucedâneos do leite materno utilizados no primeiro mês de vida, sua forma de preparo e fatores associados ao tipo de leite utilizado e ao adequado preparo dos mesmos.

Métodos: estudo transversal com 288 mães de crianças com 1 mês de vida. Os dados foram coletados por meio de questionário semiestruturado, abordando informações sobre práticas alimentares da criança e situação socioeconômica da famíliaPara verificar associação entre adequação de preparo dos leites e tipo de leite utilizado com variáveis maternas e socioeconômicas realizou-se o teste de χ2, e quando indicado, teste exato de Fischer.

Resultados: ao final do primeiro mês de vida, 19,3% das crianças já recebiam algum tipo de leite diferente do materno. Fórmulas infantis industrializadas foram as mais utilizadas (72,2%). O preparo dos leites foi considerado incorreto para metade das crianças (50,0%), sendo que aquelas provenientes de famílias maiores, com mais de uma criança menor de cinco anos no domicílio e filhos de mães com menor escolaridade tiveram maior probabilidade de consumirem leite preparado inadequadamente.

Conclusões: a preparação correta do leite, fórmula infantil ou leite de vaca, é pouco observada, sendo mais provável em famílias com melhores condições socioeconômicas.

Palavras-chave: leite materno, substitutos do leite humano, fórmulas infantis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-07-14

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)