Carga de trabalho de um profissional típico da atenção primária em saúde no Brasil: os agentes comunitários de saúde.

Autores

  • Célia Regina Pierantoni IMS/UERJ
  • Thereza Christina Varella IMS/UERJ
  • Maria Ruth Santos IMS/UERJ
  • Lorena Lopes Silva IMS/UERJ

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Trabalhadores, Carga de Trabalho

Resumo

O artigo tem como objeto central a análise do tempo despendido para a execução de atividades dos Agentes Comunitários de Saúde - ACSs - em unidade de Saúde da Família, considerando os componentes da carga de trabalho desta categoria singular e típica da atenção primária em saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). Para a realização do trabalho de campo, utilizou-se, como método de pesquisa, a observação não participante estruturada. A elaboração do instrumento de coleta teve início com uma pesquisa acerca das atribuições cabíveis aos ACSs nas bases de dados do Governo Federal, Estadual e Municipal. Na sequência, as atividades foram classificadas, utilizando a experiência de matriz de categorias de atividades. O instrumento de coleta proposto foi testado por ACSs com longa experiência de trabalho na área. A metodologia utilizada permitiu alcançar as intervenções fundamentais diárias desenvolvidas pelos ACSs na atenção primária em saúde, sendo capaz de capturar ações não relacionadas e não previstas nas atribuições básicas desta categoria, mas que ocorrem em sua prática cotidiana. Além disto, constatou-se que o instrumento de identificação da carga de trabalho dos ACSs, estruturado em um conjunto de intervenções e agrupados em classes distintas, segundo grandes áreas de atuação, muito embora necessite de aprimoramento e de ampliações, tem potencialidades para subsidiar o cálculo de trabalhadores para a prática na atenção primária em saúde, sem desconsiderar que outras variáveis devam ser levadas em conta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Célia Regina Pierantoni, IMS/UERJ

Médica; Doutora em Saúde Coletiva; Professora Adjunta do IMS/UERJ; Coordenadora Geral da Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde-Estação de Trabalho IMS/UERJ e Diretora do Centro Colaborador da OPAS/OMS para Planejamento e Informação da Força de Trabalho em Saúde.

Thereza Christina Varella, IMS/UERJ

Enfermeira. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da UERJ. Pesquisadora associada da Estação de Trabalho IMS/UERJ da Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde.

Maria Ruth Santos, IMS/UERJ

Farmacêutica. Pesquisadora associada da Estação de Trabalho IMS/UERJ da Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde.

Lorena Lopes Silva, IMS/UERJ

Enfermeira. Aluna MBA Executivo em Saúde da FGV. Bolsista de pesquisa da Estação de Trabalho IMS/UERJ da Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde.

Downloads

Publicado

2011-12-08

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)