INTER-RELAÇÃO ENTRE AS PRÁTICAS ALIMENTARES E O GRAU DE CONHECIMENTO EM NUTRIÇÃO DAS FAMÍLIAS RESIDENTES EM DUAS COMUNIDADES DE RISCO EM FORTALEZA- CE.

Autores

  • Brito Rodrigues César UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
  • SAMPAIO BATISTA JULIANA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARA
  • BRUNO LUSTOSA IRAMAIA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARA
  • BELIZÁRIO DINIZ DERLANGE UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Palavras-chave:

higiene dos alimentos, hábitos alimentares e inter-relação.

Resumo

OBJETIVO: Relacionar as práticas alimentares e o nível de conhecimento em nutrição das famílias residentes em duas comunidades de risco em Fortaleza-CE.

MÉTODOS: Entre dezembro de 2006 e fevereiro de 2007, realizaram-se entrevistas com aplicação de questionários estruturados. Na execução da pesquisa foi entrevistado o responsável presente no momento da abordagem, conforme a amostragem não probabilística intencional. Fizeram parte da amostra 177 famílias, 86 da Comunidade Maravilha e 91 do Planalto Universo. Os questionários continham perguntas sobre práticas alimentares e conhecimento nutricional.

RESULTADOS: No que diz respeito ao conhecimento nutricional, houve alto índice de erro em diversos aspectos investigados. Quando analisadas as práticas alimentares, foi significativo o consumo diário de leite, carnes, frutas e verduras, evidenciando também os elevados índices de consumo diário de açúcares, doces, lipídios, massas e sal. Apesar disso, não houve relação entre os conhecimentos nutricionais e as práticas alimentares.  

CONCLUSÃO: As análises estatísticas não inter-relacionaram o conhecimento em nutrição com as práticas alimentares das famílias. Incentivos a uma alimentação adequada a partir dos hábitos alimentares e educação nutricional apresenta-se como uma alternativa para mudar esse aspecto na saúde da população. Percebe-se a necessidade de estudos mais específicos sobre os fatores que influenciam as práticas alimentares em populações de baixa renda com as mesmas características das populações estudadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Brito Rodrigues César, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

NUTRICIONISTA-MESTRANDO EM SAÚDE PÚBLICA

SAMPAIO BATISTA JULIANA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARA

NUTRICIONISTA-MESTRANDO EM SAÚDE PÚBLICA

BRUNO LUSTOSA IRAMAIA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARA

Nutricionista - mestranda em saúde pública

BELIZÁRIO DINIZ DERLANGE, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

professora, doutora,titular do colegiado de nutrição da UECE

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2012-02-14

Edição

Seção

Artigos Originais