O SIGNIFICADO DOS GRUPOS EDUCATIVOS DE HIPERTENSÃO ARTERIAL NA PERSPECTIVA DO USUÁRIO DE ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE SÃO SEBASTIÃO, NO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA – MINAS GERAIS

Autores

  • Ednéa Aparecida Fajardo de Oliveira Prefeitura Municipal de Juiz de Fora
  • Anderson Barbosa de Almeida
  • ÉDINA EVELYN CASALI MEIRELES DE SOUZA Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Natália Cristina Sales de Paula Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Emiliani Reis Pereira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Renata de Oliveira Moreira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Luisa Pereira de Siqueira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Stela Vidigal Milagres Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Andréia Aparecida Henriques Carvalho Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Felipe Soares Maria Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Naiana Nolasco de Lima Damasceno Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Hipertensão, Educação em Saúde, Atenção Primária à Saúde.

Resumo

A HAS é um dos principais problemas de saúde pública no Brasil e no mundo. A abordagem da doença através de Grupos Educativos constitui uma das mais eficientes maneiras de estimular a adesão ao tratamento e mudanças de hábitos de vida, imprescindíveis para o sucesso terapêutico. O objetivo do presente estudo foi avaliar, através de um estudo qualitativo, o significado dos Grupos Educativos para Hipertensos na Unidade Básica de Saúde de São Sebastião, no município de Juiz de Fora - Minas Gerais. Os resultados obtidos, embora evidenciem vulnerabilidades e deficiências nas atividades preventivas, assim como uma maior importância atribuída à terapia medicamentosa, também reforçaram o importante papel dos Grupos Educativos na construção de hábitos saudáveis e na adesão ao tratamento dos hipertensos na atenção primária à saúde.

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Biografia do Autor

Ednéa Aparecida Fajardo de Oliveira, Prefeitura Municipal de Juiz de Fora

Enfermeira e preceptora do PET-Saúde da Unidade Básica de Saúde de Juiz de Fora.

ÉDINA EVELYN CASALI MEIRELES DE SOUZA, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora do Curso de Serviço Social Da UFJF

Natália Cristina Sales de Paula, Universidade Federal de Juiz de Fora

Acadêmica do curso de Serviço Social Da UFJF.

Emiliani Reis Pereira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Acadêmica do curso de Serviço Social Da UFJF.

Renata de Oliveira Moreira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Acadêmica do curso de Medicina da UFJF.

Luisa Pereira de Siqueira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Stela Vidigal Milagres, Universidade Federal de Juiz de Fora

Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Andréia Aparecida Henriques Carvalho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Felipe Soares Maria, Universidade Federal de Juiz de Fora

Acadêmica do curso de odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Naiana Nolasco de Lima Damasceno, Universidade Federal de Juiz de Fora

Acadêmica do curso de odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora.

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Publicado

2011-09-06

Edição

Seção

Artigos Originais

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