CONSTRUINDO VÍNCULOS APREENDENDO SAÚDE: ESTUDO DE REVISÃO

Autores

  • Maria Alice Amorim Garcia PUC-Campinas
  • Beatriz Khater PUC-Campinas

Palavras-chave:

Sistema Único de Saúde, Atenção Primária à Saúde, Educação Medica, Humanização da Assistência, Vínculo

Resumo

Como a formação de profissionais competentes depende diretamente da maneira como é estruturado o ensino-aprendizagem, a adequação curricular da graduação em Medicina ao Sistema Único de Saúde (SUS) torna possível formar indivíduos compromissados com a realidade social em saúde. A inserção do aprendizado ativo em cenário de práticas permite a criação de vínculos entre o estudante, o docente, as equipes e os usuários, facilita a aproximação e o reconhecimento de realidades distintas, promove o contato com situações inerentes à prática profissional e cria desde o início da formação a possibilidade de uma ação responsável. Assim, de que vínculo e de que apreender estamos falando? 

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Biografia do Autor

Maria Alice Amorim Garcia, PUC-Campinas

Docente Titular da Faculdade de Medicina, Doutor em Saúde Coletiva, Coordenador do PRÓ-SAÚDE

Beatriz Khater, PUC-Campinas

Discente da Faculdade de Medicina, Participante do PRO-SAUDE da PUC-Campinas

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Publicado

2012-11-10

Edição

Seção

Artigos de Revisão

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