PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE ACOLHIMENTO, EDUCAÇÃO PARA SAÚDE E AVALIAÇÃO PÓS-PARTO EM GRUPO DE PUÉRPERAS
Palavras-chave:
Acolhimento. Educação em Saúde. Período Pós-parto. Grupo Social.Resumo
Este artigo tem a intenção de refletir sobre a participação de mulheres em um grupo de puérperas, realizado por equipe multidisciplinar numa Policlínica de Saúde, no município de Niterói-RJ; identificar os motivos que levaram essas mulheres a participarem e analisar a visão das mesmas sobre este espaço. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, as falas das entrevistadas foram submetidas à Análise de Conteúdo, segundo Bardin1. As mulheres dizem que esta atividade realizada após o parto é importante e necessária, sendo um espaço de aprendizado, diálogo, retirada de dúvidas, desmistificação de crenças, formação de vínculo e troca de conhecimentos e experiências. Avaliam que o grupo apresenta caráter positivo, tanto que ressaltam a necessidade de estimular a participação paterna, sinalizando reflexões sobre relações de gênero. Assim, encontros coletivos nesse momento podem contribuir para diminuir a mortalidade materna e neonatal, além de melhorar a atenção à saúde e a qualidade de vida.