PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEPÇÕES DE PROMOÇÃO DA SAÚDE NAS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores

  • Suelen Rosa de Oliveira
  • Alda Martins Gonçalves
  • Natália de Cássia Horta
  • Roseni Rosângela de Sena

Palavras-chave:

Promoção da Saúde, Equipes de Saúde da Família, Equipe Interdisciplinar de Saúde

Resumo

Este trabalho faz parte da pesquisa “Promoção da saúde: estratégia política, assistencial, educacional e gerencial para a construção do modelo tecnoassistencial em saúde”. Teve, por objetivo, analisar as concepções de promoção da saúde existentes entre os profissionais das Equipes de Saúde da Família dos municípios de Belo Horizonte e Contagem, Minas Gerais. Trata-se de pesquisa qualitativa, orientada pela concepção teórico-filosófica da dialética. Participaram do estudo 28 profissionais. Os dados foram coletados por meio de entrevista individual com roteiro semiestruturado e analisados por meio da técnica de análise de discurso. Os resultados revelaram que a concepção de promoção da saúde dos profissionais das equipes de saúde da família estudadas está associada à realização de atividades relacionadas à prevenção e ao controle de doenças. Conclui-se que a discussão conceitual sobre promoção da saúde entre os profissionais é um processo orientado por múltiplos significados, sendo reconhecida como uma estratégia de renovação das práticas em saúde coletiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suelen Rosa de Oliveira

Enfermeira. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisas sobre o Ensino e a Prática de Enfermagem (NUPEPE) da Escola de Enfermagem da UFMG, Mestre em Enfermagem.

Alda Martins Gonçalves

Enfermeira. Doutora em Enfermagem, Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Aplicada da Escola de Enfermagem da UFMG, Pesquisadora do NUPEPE.

Natália de Cássia Horta

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem, Professora do Curso de Enfermagem da PUC Minas.

Roseni Rosângela de Sena

Enfermeira. Doutora em Enfermagem, Coordenadora do NUPEPE, Professora Emérita da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, Pesquisadora Nível 1 do CNPQ. 

Downloads

Publicado

2011-12-08

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)