Percepção de Usuárias de uma Unidade de Saúde da Família Acerca da Prevenção do Câncer do Colo do Útero

Autores

  • Marcilio Sampaio Santos Universidade Federal de Mato Grosso
  • Ana Paula Nascimento Macêdo Faculdades Santa Maria
  • Mércia Aurélia Gonçalves Leite Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

prevenção primária, doenças do colo do útero, displasias do colo do útero.

Resumo

A prevenção é considerada um conjunto de ações e medidas desenvolvidas com o objetivo de interromper o processo natural da doença, podendo ser efetuado de forma individual ou coletiva através de três níveis assistenciais: primário, secundário e terciário. Nesse sentido, objetivou-se avaliar a percepção das usuárias acerca da prevenção do câncer do colo do útero, assim como verificar a frequência da realização do exame papanicolau e a satisfação com relação às ações de controle e prevenção realizadas na unidade de saúde. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, com abordagem quanti-qualitativa, realizada na Unidade de Saúde da Família José Nilson de Sousa, no município de Cajazeiras – PB. As usuárias da referida unidade de saúde constituíram a população alvo, sendo que a amostra composta pelas mulheres que realizaram o exame preventivo no mês de outubro de 2008, período da coleta de dados, totalizou 25 mulheres. Os dados foram dispostos em tabelas e gráficos analisados quanti-qualitativamente, discutidos e comparados à luz da literatura pertinente. Os resultados obtidos revelam que as participantes apontaram como principal medida preventiva a realização periódica do papanicolau (72%) e o uso de camisinha (8%), não tendo embasamento científico sobre a doença. Isso possivelmente deve estar relacionado à falta de orientações teóricas repassadas pelos profissionais da unidade. Portanto, a percepção das participantes sobre medidas preventivas encontra-se em um nível insatisfatório, já que não houve um conhecimento mais aprofundado sobre a prevenção, e uma parcela (20%) não soube informá-la. Com a pesquisa, pôde-se aprofundar conhecimentos sobre as alterações provocadas pela doença, bem como seus fatores de risco, medidas preventivas e possíveis tratamentos.

Descritores: prevenção primária; doenças do colo do útero; displasias do colo do útero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcilio Sampaio Santos, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor do Curso de Enfermagem na Universidade Federal de Mato Grosso, campus universitário na Região do Araguaia. Convênio de Cooperação Técnica Científica com a Universidade Federal do Ceará de onde vim e sou professor titular no Depto. de Enfermagem, Centro de Ciencias da Saúde.

Ana Paula Nascimento Macêdo, Faculdades Santa Maria

Enfermeira, Bacharelado em Enfermagem pela Faculdade Santa Maria. Cajazeiras – PB. Especialialização em Saúde da Família.

E-mail:

Mércia Aurélia Gonçalves Leite, Universidade Federal de Mato Grosso

Mércia A.G. Leite. Farmacêutica, Mestre em Ciências dos Alimentos. Prof. Curso de Farmácia, Eng.Alimentos e Enfermagem.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2010-05-17

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)