SAÚDE BUCAL NO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA EM MUNICIPIO DO SEMI-ÁRIDO BAIANO (FEIRA DE SANTANA): ORGANIZAÇÃO E MICROPOLÌTICA

Autores

  • Ana Áurea Alécio de Oliveira Rodrigues Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Líbia Santos Bomfim Secretaria Municipal de Saúde de Conceição da Feira - Bahia

Palavras-chave:

Programa de Saúde da Família, Saúde bucal, inserção, micropolítica, ESB.

Resumo

O presente estudo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo foi conhecer o processo de implantação da saúde bucal no município de Feira de Santana, situado no semi-árido baiano, analisando os saberes e práticas que orientam o processo de trabalho na micropolítica das Equipes de Saúde Bucal (ESB) que atuam no Programa Saúde da Família (PSF). O material empírico foi obtido por meio de uma entrevista semi-estruturada, com gestor de saúde do município e cirurgiões-dentistas que atuam nas ESB no PSF. A metodologia utilizada na análise foi a de conteúdo temática. O estudo mostrou existir dificuldade do acesso ao serviço de Saúde Bucal, uma desproporcionalidade entre as Equipes de Saúde Bucal em relação às Equipes de Saúde da Família e porte demográfico do município com uma grande demanda reprimida não permitindo a eqüidade e a integralidade da assistência. As autoras sugerem a ampliação das ESB, para que possa haver uma efetivação deste trabalho, tornando-o mais resolutivo e possibilitando uma melhor qualidade de vida para a população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Áurea Alécio de Oliveira Rodrigues, Universidade Estadual de Feira de Santana

Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Professora Assistente do curso de Odontologia, Especialista em Saúde da Família, Mestre em Saúde Coletiva, pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Integrada em Saúde Coletiva (NUPISC) 

Líbia Santos Bomfim, Secretaria Municipal de Saúde de Conceição da Feira - Bahia

Cirurgiã-dentista graduada pela UEFS em maio de 2009.

Downloads

Publicado

2010-01-14

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)