O processo participativo de idosos através de experiências e práticas do Movimento de Educadores Populares

Autores

  • Maria Verônica Santos Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

Educação Popular em Saúde, idosos, práticas educativas, atenção básica a saúde.

Resumo

A participação dos idosos nas práticas de Educação Popular em Saúde no município de Recife/PE se expressa como formas de socialização e promoção da autonomia e liberdade destes indivíduos. Numa conjuntura de embates, a partir da institucionalização da Educação Popular na Política Municipal de Saúde, emerge o Movimento de Educador@s Populares, uma Organização Não-Governamental formada por agentes comunitários de saúde que desenvolvem projetos na atenção básica à saúde com diversos segmentos, dentre os quais, os idosos.  Nesse cenário, desenvolveu-se o presente estudo com a intenção de conhecer a realidade sociohistórica em que se desenvolvem estas práticas. A pesquisa  utiliza-se de observação participante através das vivências do cotidiano dos sujeitos investigados, na busca pela compreensão dos significados para estes idosos de sua participação nas ações e práticas educativas do MEP, mostradas através das falas e descrição de alguns aspectos da realidade local.

 

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Biografia do Autor

Maria Verônica Santos, Universidade Federal de Campina Grande

Assistente Social da UFCG/ Campus de Cuité

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Publicado

2011-12-08

Edição

Seção

Artigos Originais