O agente comunitário de saúde como mediador: uma reflexão na perspectiva da educação popular em saúde

Autores

  • Eduardo Navarro Stotz Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca
  • Helena Maria Scherlowski Leal David Faculdade de Enfermagem da UERJ
  • Vera Joana Bornstein Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Palavras-chave:

´Educação em saúde, atenção primária à saúde, participação comunitária

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão sobre a prática do agente comunitário de saúde (ACS) na qualidade de mediador entre as demandas da população e a orientação técnica dos serviços de saúde no âmbito do SUS. Aborda o tema na perspectiva teórico-conceitual e metodológica da educação popular, sustentando que esta prática permite fortalecer uma atuação pedagógica direcionada para a democratização das relações entre serviços de saúde e população. Parte-se de uma reflexão sobre os conceitos de saúde, doença e cuidado como elementos que sustentam a prática pedagógica, passando-se a alguns pressupostos teórico-metodológicos da educação popular em saúde, debatendo-os no contexto da organização das práticas de saúde e do trabalho do ACS. Conclui-se pela valorização da educação crítica e do papel do agente comunitário como educador na transformação das práticas dos profissionais e do modelo de atenção à saúde.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Navarro Stotz, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca

possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1986) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1991). Pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos sociais e saúde, educação em saúde , trabalhadores rurais, ambiente e saúde.

Helena Maria Scherlowski Leal David, Faculdade de Enfermagem da UERJ

Graduação em Enfermagem, Mestrado (1995) e Doutorado (2001) em Ciências da Saúde - Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ. Coordenadora do GT Educação Popular e Saúde da ABRASCO. Membro da Rede de Educação Popular e Saúde. Professor Adjunto Depto de Enfermagem de Saúde Pública - Faculdade de Enfermagem da UERJ, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão em educação em saúde, educação popular e saúde e saúde do trabalhador.

Vera Joana Bornstein, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Possui graduação em Escola de Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1970), mestrado em Administracion En Salud - Universidad Nacional Autónoma de Nicarágua (1989) e doutorado em saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz (2007) - orientador Eduardo Navarro Stotz, título da tese: O agente comunitário de saúde na mediação de saberes. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Administração Em Saúde e Educação Popular, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em saúde, educação popular em saúde, saúde pública, saúde da família, gestão de serviços de atenção básica

Downloads

Publicado

2009-08-31

Edição

Seção

Artigos de Atualização