ANÁLISE QUALITATIVA DOS CONSELHOS LOCAIS DA ATENÇÃO BÁSICA DE SÃO CARLOS: A DINÂMICA DE FUNCIONAMENTO E PARTICIPAÇÃO

Autores

  • Renata Inahara Matuoka Universidade Federal de São Carlos
  • Márcia Niituma Ogata Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Primary Health Care, Basic Health Services, Health Councils, Participative Planning.

Resumo

 A dinâmica nos conselhos gestores locais de saúde, um espaço descentralizado de participação social garantida constitucionalmente, tem diferentes formas de práticas e saberes. Compreender as dinâmicas implantadas possibilita um aumento do grau de informação sobre o funcionamento dos serviços e da administração e como os atores envolvidos desenvolvem seu papel. Este estudo teve por objetivo, através de uma pesquisa qualitativa, conhecer a dinâmica de funcionamento e participação dos Conselhos Gestores Locais de Saúde da Atenção Básica, entre Unidades de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde do município de São Carlos, através dos segmentos nele representados: usuários, trabalhadores de saúde e gestores. A pesquisa foi desenvolvida por entrevistas semiestruturadas, analisando perfil sociodemográfico e sociopolítico e os discursos foram analisados qualitativamente. Foram destacadas as categorias da dinâmica de funcionamento e a da dinâmica de participação nos conselhos gestores locais de saúde. Os dados permitiram compreender a diversidade de formas de participação e refletir sobre a necessidade de potencializar a unidade de saúde como catalisador da efetivação da cidadania, diminuir a segregação entre conselhos e comunidade e fortalecer a gestão participativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Inahara Matuoka, Universidade Federal de São Carlos

-Dentista formanda pela USP Ribeirão Preto em 2006 e  Residente do Programa de Residência Multiprofissional de Saúde da Família e Comunidade da Universidade Federal de São Carlos em 2008.

Márcia Niituma Ogata, Universidade Federal de São Carlos

Enfermeira , Área Saúde Coletiva e Saúde da Família, Profª Associada do Departamento de Enfermagem – UFSCar PPGENF/PPGCTS/ Curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família.

Downloads

Publicado

2010-11-15

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)