GESTÃO COMPARTILHADA: ANÁLISE E REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO EM UMA UNIDADE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Autores

  • Ricardo de Sousa Soares
  • Bárbara Raupp

Palavras-chave:

Gestão em Saúde, Participação, Atenção Primária à Saúde – Co-Gestão

Resumo

Democratizar as decisões, com maior autonomia, participação e corresponsabilidade de todos na práxis do trabalho em saúde, tem sido o grande desafio da Cogestão. Realizamos um Estudo de Caso com abordagem qualitativa em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde em Porto Alegre, tendo como objetivos analisar e refletir sobre a implementação de um projeto de Gestão Colegiada. Conhecemos as diferentes percepções, identificando suas contradições, dificuldades e possibilidades. Descrevemos a implementação da Gestão Colegiada resgatando sua proposta inicial. Percebemos que, enquanto envolvemos toda a equipe no compartilhamento das decisões e tarefas, modificamos toda a dinâmica do processo de trabalho, colocando em debate diferentes ideias e práticas, muitas vezes conflituosas e contraditórias. Percebemos as diferentes motivações para o trabalho dos integrantes da equipe, seus princípios orientadores, o desejo de mudar e suas relações com a proposta de gestão. Em relação à Participação dos sujeitos no processo, encontramos diferentes concepções e dificuldades de envolver todos. Surgem, entretanto, alguns avanços. Tempo, autonomia e comunicação foram as principais dificuldades relatadas. Apesar das dificuldades, a equipe vem construindo uma gestão mais dialógica e participativa, baseada no trabalho mais interdisciplinar, mais comunicativo e mais transformador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo de Sousa Soares

Médico, Especialista em Medicina de Família e Comunidade. Assessor Técnico da Escola Estadual de Saúde Pública / Secretaria da Saúde do Estado da Bahia. Professor Substituto do Departamento de Medicina da Universidade Federal da Bahia

Bárbara Raupp

Odontóloga, Mestre em Educação, responsável pela Área de Apoio Técnico em Planejamento e Gestão do Serviço de Saúde Comunitária, Grupo Hospitalar Conceição, Porto Alegre.

Downloads

Publicado

2009-11-08

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)