A Reorganização da Atenção à Saúde Bucal frente aos incentivos federais: a experiência fluminense

Autores

  • Leila Senna Maia Instituto de Medicina Social -UERJ
  • George Edward Machado Kornis Instituto de Medicina Social -UERJ

Palavras-chave:

Palavras-chave, Política Nacional de Saúde Bucal, Estado do Rio de Janeiro, Incentivos Federais, Saúde Bucal, financiamento do SUS.

Resumo

Resumo:

Este artigo, que sintetiza os elementos essenciais da dissertação de mestrado intitulada Política Nacional de Saúde Bucal: uma Análise da Reorganização da Atenção à Saúde Bucal no Estado do Rio de Janeiro frente aos incentivos federais, foca o processo de reorganização das ações e serviços de saúde bucal no estado do Rio de Janeiro. Este processo, em tese, deve ser orientado pelas diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB) que priorizam a atenção básica através da Estratégia Saúde da Família e ampliam a atenção em saúde bucal na média e alta complexidades.

 Neste contexto, o Ministério da Saúde lança mão de incentivos financeiros para induzir, sob condições específicas, a adesão às diretrizes formuladas pela PNSB e, deste modo, promover um processo de reorganização da atenção à saúde bucal nas esferas subnacionais.

   O presente artigo concentrou-se na pesquisa pioneira contida na referida dissertação que analisou um amplo espectro de dados sobre os serviços e as ações de saúde bucal realizadas pelo conjunto dos municípios do estado do Rio de Janeiro no período de janeiro de 1998 a dezembro de 2007.

As principais conclusões da pesquisa apontam para o caráter inconcluso do processo de reorganização da atenção em saúde bucal na grande maioria dos municípios estudados e para a necessidade de uma ação conjunta entre as autoridades sanitárias das esferas federal, estadual e municipal orientada para promover uma efetiva melhoria das condições de saúde da população tal como é a proposta da PNSB.

 

Palavras-chave: Política Nacional de Saúde Bucal; Estado do Rio de Janeiro; Incentivos Federais; Saúde Bucal; financiamento do SUS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Senna Maia, Instituto de Medicina Social -UERJ

Leila Senna Maia
Cirurgiã-dentista; Especialista em Odontopediatria pela Policlínica Geral do Rio de Janeiro; Especialista em Programa de Saúde da Família  pelo Consórcio MS/UERJ-“PSF- RJ” e Mestre  em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social (IMS) – UERJ, sob orientação do Prof. Dr. George E. M. Kornis. Endereço eletrônico: senna.maia@click21.com.br

George Edward Machado Kornis, Instituto de Medicina Social -UERJ

George Edward Machado Kornis
Professor Adjunto do Departamento de Política, Planejamento e Administração em Saúde (DPPAS) do Instituto de Medicina Social (IMS) – UERJ; Economista; Mestre em Economia pelo Departamento de Economia e Planejamento Econômico da UNICAMP e Doutor em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Endereço eletrônico: gkornis@gmail.com

Downloads

Publicado

2010-01-14

Edição

Seção

Artigos Originais