PRÁTICA DE SAÚDE MENTAL NA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: A PRODUÇÃO DO CUIDADO E AS TECNOLOGIAS DAS RELAÇÕES NO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO

Autores

  • Márcia Maria Mont' Alverne de Barros Centro de Atenção Psicossocial - CAPS II de Sobral-CE
  • Maria Salete Bessa Jorge Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Antonio Germane Alves Pinto Universidade Regional do Cariri (URCA)

Palavras-chave:

Saúde Mental, Centros de Atenção Psicossocial, Desinstitucionalização

Resumo

Objetiva-se compreender como se dá a produção do cuidado e as tecnologias das relações (humanização, acolhimento, relação usuário-trabalhador da saúde) dos usuários e seus respectivos familiares em tratamento no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Geral II da cidade de Sobral-CE. Optou-se pela abordagem qualitativa da pesquisa. Os participantes da pesquisa são 10 usuários da modalidade de atendimento intensivo e em acompanhamento no grupo de convivência e 10 familiares. A técnica de coleta utilizada foi a entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi organizada através do discurso do sujeito coletivo e interpretada à luz da hermenêutica de Gadamer. Os resultados demonstram que, no contexto da Rede de Atenção Psicossocial, os participantes destacaram a atenção corresponsabilizada prestada pelo serviço de saúde mental, a melhoria da assistência e a construção de elementos que favorecem a autonomia e emancipação cidadã. Dessa forma, contextualiza-se um espaço caracterizado pelo cuidado humanizado onde o acolhimento, o vínculo e a inserção do familiar transversaliza toda a prática psicossocial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Maria Mont' Alverne de Barros, Centro de Atenção Psicossocial - CAPS II de Sobral-CE

Terapeuta Ocupacional. Coordenadora Clínica do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II de Sobral-CE. Mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará – UECE.

Maria Salete Bessa Jorge, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP. Professora Titular da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Pesquisadora CNPq. Docente do Mestrado em Saúde Pública da UECE e do Doutorado em Saúde Coletiva da UECE/UFC.

Antonio Germane Alves Pinto, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Enfermeiro. Mestre em Cuidados Clínicos em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Doutorando em Saúde Coletiva da UECE/UFC. Professor da Universidade Regional do Cariri – URCA.

Downloads

Publicado

2010-01-14

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)