A incorporação da abordagem ergológica na formação dos profissionais de saúde: em busca da integralidade da atenção à saúde

  • Tatiana Pereira das Neves Fundação Oswaldo Cruz
Palavras-chave: Formation, Ergology, Integrality

Resumo

Estudo de natureza teórico-conceitual que discute como os referenciais da ergologia podem contribuir para que a formação dos profissionais de saúde seja direcionada à obtenção da integralidade da atenção à saúde. A abordagem ergológica compreende o trabalho através do conceito de atividade do trabalho, sempre enigmática e imprevisível. Este estudo considera que a integralidade constitui-se em uma norma antecedente –conceito ergológico que se refere ao patrimônio histórico e abrange valores do bem comum - fundamental para a formação dos profissionais de saúde. Conclui-se que somente através da participação dos trabalhadores, instrumentalizada no dispositivo de três polos da Ergologia, no processo de formação, serão obtidas estratégias legítimas e efetivas de formação dos profissionais de saúde.

Biografia do Autor

Tatiana Pereira das Neves, Fundação Oswaldo Cruz
Biomédica (UNI-RIO), Especialista em Saúde Pública (ENSP-FIOCRUZ), Mestre em Saúde Pública (ENSP-FIOCRUZ).

Professora colaboradaora do Curso de Especialização em Biossegurança nas Instituições de Saúde (IPEC-FIOCRUZ)
Publicado
2010-03-04
Seção
Artigos de Revisão