ESTÁGIO SUPERVISIONADO: INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DO CIRURGIÃO-DENTISTA DE ACORDO COM AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
Palavras-chave:
Estágio supervisionado, diretrizes curriculares nacionais, educação em odontologiaResumo
O estudo buscou identificar a influência exercida pelo Estágio Supervisionado na formação do cirurgião-dentista, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN, por meio da percepção de uma turma de alunos do último semestre do curso de graduação em Odontologia da UFMG. A metodologia consistiu na aplicação de dois questionários fechados, um antes e outro após a realização do estágio, com algumas questões de sim/não e outras de escala, utilizando o modelo de Likert, formuladas com base no texto das DCN. Os resultados indicam que o Estágio Supervisionado exerce papel importante na incorporação das competências/habilidades descritas nas DCN, sendo que o percentual dos alunos que se consideraram MUITO/COMPLETAMENTE capazes de realizar as atividades relacionadas à Atenção à Saúde, Tomada de Decisões, Comunicação, Administração e Gerenciamento e Educação Permanente foi maior após a realização do estágio, enquanto o dos que se consideraram INCAPAZES/POUCO capazes foi menor. Somente quanto à competência/habilidade Liderança a diferença obtida foi relativamente baixa, indicando influência menos expressiva nesse aspecto.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2009-05-06
Edição
Seção
Artigos Originais