Capacitação em Genética Médica para residentes em Medicina de Família e Comunidade: relato de experiência

Autores

  • Débora Gusmão Melo UFSCar
  • Thiago Luccas Correa dos Santos Gomes UFSCar

Palavras-chave:

Genética médica, atenção primária à saúde, educação médica, serviços em genética

Resumo

Este trabalho é o relato de uma experiência de capacitação, vivenciado por um residente do segundo ano do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Universidade Federal de São Carlos, no Ambulatório de Genética Médica. A capacitação teve duração total de 60 horas, sendo 40 horas de atividades clínicas no ambulatório e 20 horas de atividades teóricas. O objetivo era que o residente se apropriasse de alguns fundamentos teóricos da genética médica, a partir da constatação das suas implicações na prática clínica, tornando a aprendizagem significativa. O médico residente foi capacitado para conduzir os problemas genéticos comuns no nível da atenção primária à saúde, encaminhando para o especialista somente aqueles pacientes que requerem cuidados especiais em termos de diagnóstico, investigação e tratamento. Foram enfatizadas as ações de cuidado em saúde possíveis de serem realizadas na atenção primária, notadamente no sentido de prevenção de deficiência mental e de anomalias congênitas. Com esta experiência, espera-se ter contribuído para formação de um médico de família e comunidade mais competente na área da genética médica.<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Gusmão Melo, UFSCar

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe (1997), residência em Genética Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP / 1997 a 2000), mestrado em Ciências Biológicas (Genética) pelo Departamento de Genética da FMRP-USP (2000 a 2002) e doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pelo Departamento de Genética da FMRP-USP (2002 a 2006). Atualmente é professora Adjunto 2 do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência em genética médica, atuando principalmente nas áreas de diagnóstico em genética clínica e aconselhamento genético.

Thiago Luccas Correa dos Santos Gomes, UFSCar

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Marília (2004) . Atualmente é Médico Residente em Medicina de Família da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica.

Downloads

Publicado

2008-10-06

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)