Tendências da mortalidade infantil no Estado do Espírito Santo, Brasil, 1979 a 2004

Autores

  • Kelly Cristina Gomes Alves Universidade Federal do Espírito Santo
  • Eliana Zandonade Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Introdução. A taxa de mortalidade infantil é utilizada como indicador da qualidade de vida das nações, da organização dos serviços de saúde e da assistência e, no Brasil, é observada uma tendência à queda deste indicador. Objetivo. Identificar as tendências da mortalidade infantil da série histórica dos coeficientes de mortalidade infantil e de seus componentes no Estado do Espírito Santo no período de 1979 a 2004. Material e Métodos. Trata-se de um estudo de série histórica cuja fonte de dados é composta pelos bancos de dados do SIM, IBGE e SINASC. As análises das tendências constituem-se de cálculos das retas de regressão linear para o coeficiente de mortalidade infantil e de seus componentes pelo programa SPSS, versão 12.0 e o programa Microsoft Office Excel, versão 2003. Resultados. As tendências do coeficiente de mortalidade infantil e seus componentes no Estado do Espírito Santo são decrescentes e estatisticamente significantes (p<0,0001). O componente pós-neonatal apresenta-se com o maior índice de queda e o neonatal como o que mais contribui para a mortalidade infantil, devido ao elevado número de mortes neonatais precoces. De todos os componentes da mortalidade infantil, o que apresenta menor redução é o neonatal tardio. Conclusão.  É necessária a intensificação de esforços na tentativa de ampliar o acesso à assistência materno-infantil com qualidade a fim de reduzir as altas taxas de mortalidade neonatal, especialmente a neonatal precoce.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly Cristina Gomes Alves, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Saúde Coletiva. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Espírito Santo. Endereço: Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - UFES, Av. Marechal Campos, 1468, Maruípe, CEP 29040-090, Vitória-ES, Brasil.

Eliana Zandonade, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora-Adjunto do Departamento de Estatística da Universidade Federal do Espírito Santo. Professora do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Espírito Santo. Endereço: Centro de Ciências Exatas, Departamento de Estatística - UFES, Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, CEP 29075-910, Vitória-ES, Brasil.

Downloads

Publicado

2009-05-06

Edição

Seção

Artigos Originais