A DEPENDÊNCIA NO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO: UMA REVISÃO SOBRE CUIDADORES INFORMAIS DE IDOSOS

Autores

  • Maria Julia de Sá Barboza e Pereira
  • Maria Stella Tavares Filgueiras Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Cuidadores. Família. Saúde do Idoso. Assistência Domiciliar.

Resumo

OO presente estudo tem como objetivo contribuir para uma melhor compreensão dos cuidadores informais de idosos dependentes. Trata-se de um artigo de revisão, realizado a partir de avaliação da produção bibliográfica, constituída, principalmente, por artigos e dissertações, publicados entre 1997 e 2007. Enfocam-se os seguintes tópicos: perfil do cuidador, tarefas do cuidar, repercussões do cuidar e estratégias de suporte junto aos cuidadores. Os achados apontam para a importância de prover um suporte de qualidade aos cuidadores informais. Uma maior produção de conhecimento sobre a temática, considerando especificidades sócio-culturais, deve ser encorajada a fim de dar subsídios para a criação e/ou aprimoramento de serviços de assistência aos cuidadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Julia de Sá Barboza e Pereira

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Residência em Psicologia Hospitalar e da Saúde pela Universidade Federal de Juiz de Fora-MG. Especialização em Políticas e Pesquisa em Saúde Coletiva pela UFJF-MG.

Maria Stella Tavares Filgueiras, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RJ. Prof ª Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora – MG

Downloads

Publicado

2008-09-23

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)