A INTERFACE DA VIOLÊNCIA COM A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO IDOSO

Autores

  • Luiza Jane Eyre de Souza Vieira Universidade de Fortaleza
  • Edith Ana Ripardo da Silveira Universidade de Fortaleza
  • Edmara Maria Peres Martins Universidade de Fortaleza
  • Maria Vieira de Lima Saintrain Universidade de Fortaleza
  • Juliana Guimarães e Silva Universidade de Fortaleza

Palavras-chave:

idoso, violência, institucionalização.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar o discurso do sujeito coletivo de idosos sobre os tipos de violência sofridos que determinaram o seu ingresso em uma instituição asilar e identificar a concepção desse coletivo sobre violência. Com abordagem qualitativa, foi realizada em uma Unidade de Abrigo em Fortaleza, Ceará, Brasil com a participação de 13 idosos residentes nesta instituição. Os dados foram coletados por entrevista semi-estruturada e sua análise deu-se mediante a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os resultados apresentaram as seguintes idéias centrais: (a) concepção sobre violência, (b) violência sofrida e (c) abandono e falta de opção. O DSC mostrou a interface da violência com os aspectos culturais e sociais que circundam o envelhecimento. A tipologia da violência mais referida pelos idosos foi a violência física, sexual e abuso financeiro. A institucionalização foi motivada pelo abandono das famílias, lacunas na co-responsabilidade social e na ineficácia das políticas de atenção à saúde e cidadania do idoso. Nesse sentido, é necessário discutir a função do idoso na sociedade pós-moderna como expressão política, econômica e social fazendo cumprir o que está preconizado nas políticas de atenção à saúde do idoso. Palavras-chave: Idoso; Violência; Institucionalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza Jane Eyre de Souza Vieira, Universidade de Fortaleza

Enfermeira do Instituto Dr. José Frota, Fortaleza, Ceará. Professora Titular do Curso de Enfermagem e do Mestrado em Saúde Coletiva. Doutora em Enfermagem.

Edith Ana Ripardo da Silveira, Universidade de Fortaleza

Centro de Ciências da Saúde. Curso de Enfermagem.

Edmara Maria Peres Martins, Universidade de Fortaleza

Centro de Ciências da Saúde. Curso de Enfermagem.

Maria Vieira de Lima Saintrain, Universidade de Fortaleza

Universidade de Fortaleza. Professora Adjunta do Curso de Odontologia e do Mestrado em Saúde Coletiva. Doutora em Odontologia em Saúde Coletiva.

Juliana Guimarães e Silva, Universidade de Fortaleza

Enfermeira. Discente do Mestrado em Saúde Coletiva. Bolsista da FUNCAP.

Downloads

Publicado

2008-08-05

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)