Uso da caderneta de saúde da criança no acompanhamento do crescimento – uma revisão de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2021.v24.35135

Palavras-chave:

Saúde da Criança, Atenção Primária à Saúde, Registros de Saúde Pessoal

Resumo

O Ministério da Saúde prevê a disponibilização da Caderneta de Saúde da Criança (CSC) desde 2005 a todas as crianças nascidas no Brasil. Trata-se de uma ferramenta centralizadora para a atenção integral da saúde na infância e, portanto, de um instrumento valioso para o acompanhamento do crescimento das crianças. O registro correto e completo das informações é requisito básico para que a CSC cumpra seu papel estratégico. Elegemos a revisão de escopo com o objetivo de discutir os estudos primários que analisaram quantitativamente o preenchimento dos dados sobre crescimento na CSC. A pesquisa foi realizada nas bases de dados MEDLINE, LILACS, SciELO e na Biblioteca Virtual em Saúde usando os descritores “Saúde da criança” e “Registros de saúde pessoal” (em inglês, “Child Health” e “Health Records, Personal”). Além disso, foi usada a palavra-chave “Caderneta de Saúde da Criança. Foram identificados 191 trabalhos, sendo 15 artigos elegíveis para esta revisão. Os estudos observaram registro insatisfatório dos dados sobre o crescimento na CSC. O preenchimento dos gráficos de peso por idade variou entre 8,9% e 96,3%, por exemplo, revelando fragilidade no uso desse instrumento e necessidade de melhora dos registros no acompanhamento do crescimento das crianças.

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Biografia do Autor

Sheila Lúcia Serpa Leal, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Pediatra. Mestra em Saúde da Família pelo ProfSAÚDE, polo UFPB. 

Eleonora Ramos de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestra e doutora em Pediatria pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP).

Maria Luiza Felix Pessoa, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e mestra em Educação Física pela UPE/UFPB.

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Publicado

2022-04-05

Edição

Seção

Artigos de Revisão