Semiótica da cultura e considerações sobre a produção do olhar e da memória na era da Inteligência Artificial

Autores

  • Fernanda Ribeiro Salvo Universidade Federal de Juiz de Fora, Departamento de Fundamentos, Teorias e Contextos da Faculdade de Comunicação, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5901-1770

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-0071.2024.v13.44958

Palavras-chave:

Semiótica da Cultura, Memória, Inteligência Artificial, Produção do olhar

Resumo

Neste artigo, refletiremos sobre o modo como a Inteligência Artificial (IA) complexifica a discussão sobre as expressões da cultura visual contemporânea, ao gerar representações convincentes de situações que, entretanto, nunca existiram. O fenômeno recoloca questões de peso relativas ao realismo e à crença na objetividade das imagens técnicas que, historicamente, embasaram os debates sobre a construção do visível. Não por acaso, a presença do olhar maquínico e do realismo observado nas representações atuais vem resultando em críticas importantes sobre a política das imagens nos dias de hoje (Beiguelman, 2021, 2023). Partindo desse quadro, buscaremos argumentar como a teoria semiótica de Tártu-Moscou oferece contribuição profícua para considerarmos as imagens engendradas pela IA como textos da cultura abertos à transmissão de informação, capazes de transformar e gerar novas mensagens, conformando a memória coletiva (Machado, 2003, 2007). 

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Biografia do Autor

Fernanda Ribeiro Salvo, Universidade Federal de Juiz de Fora, Departamento de Fundamentos, Teorias e Contextos da Faculdade de Comunicação, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Realizou estágio doutoral no Departamento de Mídia da Ruhr-Universität Bochum (Alemanha). Atualmente, realiza estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), onde participa do Grupo de Pesquisa Mídia e Narrativa. Tem interesse nas relações entre a estética e a política. Seu foco de estudos é o cinema brasileiro contemporâneo. Também se interessa pelo campo do documentário e da reportagem, em sua relação com a alteridade.

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Publicado

2024-12-15

Como Citar

Salvo, F. R. (2024). Semiótica da cultura e considerações sobre a produção do olhar e da memória na era da Inteligência Artificial. Tríades Em Revista: Transversalidades, Design E Linguagens, 13, 1–15, e44958. https://doi.org/10.34019/1984-0071.2024.v13.44958