Ser jovem nos artefatos de design contemporâneo

um processo semiótico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-0071.2024.v13.44939

Palavras-chave:

Design Industrial

Resumo

Concentrando esforços para compreender como objetos de uso cotidiano podem expressar a juventude, este trabalho propôs examinar organização interna de produtos de design, com suas características estruturais, padrões e relações. O processo de análise se estruturou, tendo por base conceitos da semiótica de extração peirceana. A análise dos artefatos foi realizada em três níveis: no sintático, que se refere à dimensão material, estrutura e funcionamento do produto; no semântico, que se refere às suas qualidades representativas; no pragmático, que se refere à sua dimensão de uso. Deste modo, foram identificadas as estratégias comunicativas empregadas para expressar a juventude no meio objeto: a adoção de um design provocativo, a estruturação de uma aparência de brinquedo e a apropriação de estilos e práticas inerentes à cultura jovem.

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Biografia do Autor

Lucy Niemeyer, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-graduação em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Graduada em Desenho Industrial (ESDI-UERJ). Mestra em Educação (UFF). Doutora em comunicação e Semiótica (PUC-SP). Pós-Doutora em Desenho Industrial (PUC-Rio). Pós-Doutora em Design em comunicação (UNIDCOM/IADE, Portugal). Professora Colaboradora da ESDI-UERJ .

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Publicado

2024-07-11

Como Citar

Zarur, A. P., & Niemeyer, L. (2024). Ser jovem nos artefatos de design contemporâneo: um processo semiótico. Tríades Em Revista: Transversalidades, Design E Linguagens, 13, 1–22, e44939. https://doi.org/10.34019/1984-0071.2024.v13.44939